Adolescentes atendidos pelo Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) participaram de atividades de conscientização sobre dependência química promovidas em parceria com o grupo Narcóticos Anônimos. Os encontros foram realizados durante o mês de maio nas unidades socioeducativas do Estado e tiveram como foco a prevenção, a recuperação e a reflexão sobre escolhas e perspectivas de vida.
As atividades foram conduzidas por integrantes do Grupo de Serviço de Longo Alcance da Região Brasil de Narcóticos Anônimos, que apresentaram o trabalho desenvolvido pela entidade e compartilharam experiências relacionadas ao processo de recuperação da dependência química.
Durante os encontros, os adolescentes participaram de momentos de diálogo e escuta sobre temas como apoio familiar, oportunidades de desenvolvimento pessoal e reconstrução de trajetórias. A programação também incluiu relatos de pessoas que passaram pelo processo de recuperação e atualmente atuam no acolhimento de outros dependentes químicos.
Um dos palestrantes, Pedro Galdino da Silva Junior, compartilhou sua experiência pessoal e falou sobre a importância do apoio coletivo durante o processo de recuperação. "A recuperação é um processo possível quando há disposição para mudar, apoio e acolhimento. Compartilhar experiências é uma forma de mostrar que existem caminhos para a transformação e para a construção de uma nova história", afirmou.
A Unidade de Internação Sul (Unis Sul), em Cachoeiro de Itapemirim, esteve entre as que receberam a atividade. "Receber a equipe de Narcóticos Anônimos representa uma oportunidade de ampliar o diálogo sobre prevenção, conscientização e superação. A experiência compartilhada pelos palestrantes contribui para reflexões importantes e para o fortalecimento emocional dos adolescentes", destacou o gerente da unidade, Alessandro Mateus.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes
(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br
Instagram: @iasesoficial