Em uma parceria inédita, o Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) vai oferecer a formação dos servidores do Instituto Socioeducativo do Acre (ISE). A iniciativa vai disponibilizar 4 mil vagas para cursos direcionados aos técnicos do ISE e aos profissionais que atuam no regime meio aberto do estado acreano.
O Acordo de Cooperação Técnica foi publicado nessa segunda-feira (31), no Diário Oficial do Estado e foi assinado no último dia 27, durante a I Reunião Técnica do Fórum Nacional dos Gestores Estaduais do Sistema Socioeducativo (Fonacriad), em São Paulo.
“Este Acordo traduz a importância que o Iases tem no cenário nacional do sistema socioeducativo, sendo referência para outros Estados também no eixo da formação e capacitação de servidores. Por meio dessa colaboração, o Instituto assumirá o papel de formador, compartilhando seu conhecimento, sua experiência e oferecendo ferramentas essenciais para que os profissionais possam continuar seu trabalho com excelência. Temos a certeza de que fortaleceremos ainda mais o trabalho realizado pelos servidores do ISE e pelos profissionais do meio aberto, capacitando-os para enfrentar os desafios diários com mais eficiência e compromisso”, avaliou o diretor-geral do Iases, Fábio Modesto de Amorim Filho.
As aulas começam em julho e serão oferecidas no formato híbrido, sendo algumas presencial, semipresencial e outras por ensino à distância (EAD), por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVAS), ferramenta desenvolvida pela equipe técnica do Iases. “Esta colaboração representa um passo significativo para o aprimoramento da formação e do desenvolvimento dos profissionais que atuam com adolescentes em privação de liberdade, bem como aqueles que trabalham no meio aberto em todo o Estado do Acre. O uso do Avas garante que os servidores possam acessar os conteúdos e aprimorar seus conhecimentos, independentemente de sua localização ou disponibilidade”, avaliou o gerente técnico do Iases, Rômulo Telles.
Durante a formação os servidores do sistema socioeducativo do Acre aprenderão sobre temas como a Saúde no Contexto Socioeducativo; Relatórios Institucionais Técnicos que tratará sobre a elaboração de importantes documentos como o Plano Individual de Atendimento; Enfoque Restaurativo com o objetivo de promover uma abordagem mais humanizada e eficaz no atendimento aos adolescentes trabalhando temas como a Formação Inicial e protocolos para atendimento socioeducativo e a Comunicação Não Violenta, além da apresentação dos Instrumentos Técnicos e realização de oficinas práticas com ferramentas como FOFA, Genograma, Ecomapa e Montanha Russa , fundamentais para entender e trabalhar com os adolescentes no contexto socioeducativo.
“Os cursos que estamos oferecendo cobrem uma ampla gama de temas essenciais, garantindo que os profissionais estejam preparados para lidar com os diversos desafios que enfrentam em suas atividades diárias”, concluiu Rômulo Telles.
Texto: Fernanda Pontes
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes
(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br
Instagram: @iasesoficial