13/12/2022 14h50 - Atualizado em 14/12/2022 15h30

Iases reúne diversos profissionais da área da socioeducação durante Seminário Estadual

Durante dois dias, 187 profissionais que atuam na área da socioeducação no Estado participaram do Seminário Estadual em Socioeducação, organizado pelo Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) e ,em parceria, com a Faesa Centro Universitário. O evento  aconteceu nos últimos dias 06 e 07, no auditório da universidade, em Monte Belo, Vitória.

A abertura do evento ficou por conta reitor da Faesa, professor Alexandre Theodoro que destacou o importante papel da educação na socioeducação do Estado. “Agradeço a dedicação e o empenho pelo o que vocês fazem com esses adolescentes que estão sob seus cuidados. Sabemos que não é fácil essa missão e o quanto vocês se dedicam para tocar e mudar a vida desses jovens, que, em sua maioria, não têm perspectivas.  O que vocês estão fazendo aqui é receber, compartilhar e ampliar o conhecimento, pois nós acreditamos que o caminho para o desenvolvimento sempre foi a educação e eu tiro o chapéu para o que vocês fazem”, afirmou.

Entre os presentes estavam a representante do Ministério Público do Estado do Espírito Santo e promotora de Justiça, Jéssika Lima da Luz, a assessora de gabinete da Secretaria de Direitos Humanos (Sedh), Aline Passos de Oliveira, o diretor-presidente do Iases, Fábio Modesto Filho, a diretora socioeducativa ,Frantieska Monteiro ,além de gerentes e subgerentes de diversas unidades do Estado.

O diretor presidente do Iases lembrou que esse evento foi pensado em 2020, mas, que, por conta da pandemia do novo Coronavírus precisou ser adiado. “Esse seminário é mais uma ação entre tantas formações que estamos desenvolvendo, desde 2019, quando o Governo do Estado uma política de resultados o que possibilitou ao Espírito Santo conquistar excelentes resultados e adquirir um protagonismo nacional. Foram muitos investimentos em capacitação dos servidores, aquisição de equipamentos, reformas robustas nas estruturas físicas das Unidades Socioeducativas, regulamentação de vários procedimentos técnicos e de segurança, além de aquisição de computadores, materiais pedagógicos e esportivos”, disse.

Ele ainda destacou o papel dos servidores nos resultados alcançados pelo Iases. “Nossa equipe é de ouro. Transforma a vida desses jovens das famílias deles também. Somos referência no País em vários aspectos. Nos destacamos pelo elevado número de formações que estamos fazendo desde 2019, totalizando quase 5,2 mil servidores. Somos o único órgão que atua em socioeducação do Brasil que conta com uma plataforma on-line própria para formação dos servidores. Estamos conseguindo mudar a vida das pessoas porque estamos dando oportunidades e qualificação profissional para nossa equipe”, ressaltou.

A palestra principal na parte da manhã ficou por conta do defensor público do Estado do Espírito Santo e coordenador de Direito Humanos, Hugo Fernandes Matias, que falou sobre a importância do Habeas Corpus Coletivo da Superlotação que mudou a realidade das unidades socioeducativas do Espírito Santo e do país, já que também é aplicado em outros Estados.

“Falar em contenção da lotação é garantir que esses jovens tenham condições para estudar, de receber novas oportunidades na vida e, de fato, serem ressocializados.  A racionalização da ocupação da unidade atingiu vários setores que não só a melhoria da qualidade de vida dos socioeducandos, mas também dos servidores que tinham melhores condições de trabalhar com unidades mais vazias e controladas e melhorou a vida das famílias desses jovens. O alcance do HC foi maior do que nós esperávamos, o resultado para nós não poderia ter sido melhor. Inclusive, no contexto pandêmico, o fasto das unidades estarem vazias ajudou a controlar a pandemia”, avaliou.

Ao longo de sua fala, o defensor público trouxe diversos números que são apresentados pelo Iases, desde a taxa de ocupação nas unidades até o perfil dos jovens apreendidos, tudo isso graças ao Observatório da Socioeducação. “A transparência dos dados que o Iases apresenta é algo que deve ser elogiado em todo o país, pois pouquíssimas instituições disponibilizam os dados abertos assim. Isso nos ajuda a planejar nossas ações e acompanhar a evolução da socioeducação no Espírito Santo”, parabenizou.

A parte da tarde, o diretor-presidente do Iases, juntamente com a defensora pública e coordenadora do Núcleo da Infância e Juventude, Adriana Peres Marques dos Santos, e o subsecretário de Estado de Inovação e Desenvolvimento, Dênio Rebello Arantes, participaram de uma mesa redonda para falar sobre o panorama da Socioeducação no Espírito Santo. Ao final, Fábio Modesto Filho fez uma apresentação com os resultados obtidos pelo Iases nos últimos quatro anos e convidou, aqueles que não fazem parte do Instituto, a visitarem uma das unidades.

 

Programação

O segundo dia começou com a apresentação dos grupos temáticos. O grupo 1 falou sobre Práticas Restaurativas e foi coordenado pela responsável pela Subgerência de Orientações Técnicas e Práticas Restaurativas (Suop) do Iases, Inayha Cristina Alves Dalvi.

Sob a coordenação do gerente de Segurança e Proteção à Pessoa, Idelberth Luigi, o grupo 2 tratou da Segurança Socioeducativa e o grupo 3 debateu a Interlocução com a Rede Socioassitencial. Quem acompanhou esse debate foi a pedagoga da Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), Mirtes Basílio da Silva, e a assistente social que atua no Núcleo de Atendimento ao Egresso (Nuae) do Iases, Esdras Roberta de Jesus Morati Vieira.


A Faesa apresentou os projetos desenvolvidos com o Iases, por meio do Termo de Cooperação Técnica.

 

Seminário

A subgerente de Formação e Pesquisa do Iases, Hanelore de Paula, ressaltou que o Seminário Estadual em Socioeducação faz parte da Formação Continuada realizada pelo Iases e tem como objetivo a necessidade de planejar, elaborar, desenvolver e executar um Seminário de Formação para os Operadores do Sistema Socioeducativo do Espírito Santo.

A realização do Seminário faz parte das ações previstas pelo Convênio Federal n° 85.2600/2017, firmado entre o Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo e o Governo Federal, por meio do Ministério da Mulher, da Família e de Direitos Humanos (MMFDH). O evento conta com o apoio da Faesa Centro Universitário.


Texto: Fernanda Pontes

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes
(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br
Instagram: @iasesoficial

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard