Nada melhor do que escolher um Palácio para celebrar a conquista dos nove socioeducandos do Iases que venceram a 2ª edição do Concurso de Redação. A Cerimônia de Premiação aconteceu nessa terça-feira (18), no suntuoso Palácio da Cultura Sônia Cabral, no Centro de Vitória. O tema desta edição foi: “Experiências de racismo vividas na adolescência: como as experiências pessoais de racismo podem contribuir na construção de uma sociedade antirrascista”.
“Estar aqui hoje neste Palácio, trazer os adolescentes e seus familiares é um ato de resistência e de quem acredita na socioeducação de verdade. Esperamos que vocês saiam daqui renovados e revigorados”, afirmou a diretora-Socioeducativa do Iases, Frantieska Monteiro.
A programação da Cerimônia contou com uma apresentação musical de um socioeducando da Unidade de Internação Sul (Uni Sul), além de uma palestra sobre a Experiência do Racismo e a Construção de uma Sociedade Antirracista, ministrada pelo professor e historiador, Carlos Fabian de Carvalho, que contou diversas histórias sobre a participação dos negros na região onde está localizado o Palácio Sonia Cabral , bem como a participação desse povo na construção da nossa sociedade e do nosso Estado.
O encerramento da Cerimônia de Premiação ficou por conta do egresso, Carlos Augusto, de 18 anos. Na ocasião, o jovem, que também é conhecido como Rei do Café, compartilhou a sua experiencia de vida durante e após o fim do cumprimento de sua medida socioeducativa e deixou um recado para os socioeducandos que estavam ali presentes “Cumpram a medida de vocês porque o que vocês fizeram, já está feito. Não pensem no agora, mas pensem no futuro de vocês. Eu já estive aí, eu já fui do ‘mundão’ e hoje estou aqui pra provar pra vocês que existe sim outras alternativas. Agarre uma delas como eu fiz e estou fazendo”, declarou Carlos Augusto.
Concurso de Redação
Com o objetivo de estimular o pensamento crítico e causar reflexões sobre essa temática, o concurso é organizado pela Subgerência de Escolarização e Espiritualidade (Suesp), e, este ano contou com a participação de 111 jovens que cumprem medidas socioeducativas em uma das unidades do Iases, sendo 35 deles, aprovados para a 2ª etapa do concurso.
Os textos concorreram em três categorias. Na categoria I, dois socioeducandos da Unidade de Internação Provisória I (Unip I), foram os dois primeiros colocados, seguidos de um adolescente da Unidade de Internação Socioeducativa (Unis), que conquistou a terceira posição. Na categoria II, o primeiro lugar também ficou para um adolescente da Unip I, o segundo com um jovem do Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), e o terceiro novamente da Unip I. Já na categoria III, o primeiro colocado é da Unip I, o segundo da Unidade de Internação Metropolitana (Unimetro) e o terceiro da Unip I.
Regras
O concurso foi realizado em duas etapas de avaliação. Na primeira, as redações produzidas por cada unidade serão submetidas a uma comissão avaliadora que escolherá os três melhores textos de cada categoria para a segunda etapa, na qual os vencedores de todas as unidades competirão entre si.
Os textos concorrem em três categorias. Na Categoria I, estão os textos produzidos por estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental Regular e da 1ª à 4ª etapa da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). Já na Categoria II, serão avaliadas as redações escritas pelos estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental Regular e da 5ª à 8ª etapa da modalidade EJA. Por fim, na Categoria III, concorrem os alunos da 1ª à 3ª série do Ensino Médio Regular e da 1ª à 3ª etapa do Ensino Médio da modalidade EJA.
Os critérios de avaliação incluem adequação ao tema, criatividade e correção ortográfica e gramatical.
Texto: Fernanda Pontes
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes
(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br
Instagram: @iasesoficial