O Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) realizou, nos dias 17 e 19 deste mês, o Seminário Estadual em Socioeducação nos municípios de Linhares, em parceria com a Faculdade Pitágoras, e em Cachoeiro de Itapemirim, em parceria com a Faculdade São Camilo. Participaram gestores municipais, técnicos, estudantes, e adolescentes que cumprem medida socioeducativa.
O Seminário Estadual em Socioeducação teve como objetivo, fortalecer e sensibilizar gestores, técnicos e o judiciário que atuam no sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente, ressaltando a importância do fortalecimento das medidas socioeducativas em meio aberto: prestação de serviços à comunidade e liberdade assistida. O evento contou com a participação de 620 inscritos, debateram sobre temas importantes para a Socioeducação no Espirito Santo, tais como Medidas em meio Aberto, Medida de Semiliberdade, Praticas e Justiça Restaurativa, Intersetorialidade e Incompletude Institucional.
“Nossas expectativas foram superadas com a realização dos seminários, a interação SUAS e Sinase é fundamental para a qualificação e fortalecimento das medidas em meio aberto. Tivemos um público conhecedor da atuação prática e extremamente interessado na discussão e busca de melhores resultados para a política pública de socioeducação. E o grande destaque do evento foi à participação dos adolescentes que foram fundamentais ao colocar suas percepções em relação à medida socioeducativa”, afirmou a diretora-presidente do Iases, Alcione Potratz.
Programação
Na Regional Norte, localizada em Linhares, a palestra de abertura “Medidas socioeducativas em meio aberto: Atuação dinâmica e integrada” foi ministrada pela palestrante, professora e coordenadora do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), Maria Yvelonia dos Santos Araújo Barbosa.
Já na Regional Sul, localizada em Cachoeiro de Itapemirim, a palestra de abertura contou com o mesmo tema, ministrado pelo Secretário Estadual de Direitos Humanos, Julio Pompeu.
“Esse desafio que temos que enfrentar da medida socioeducativa em meio aberto é muito gratificante. A importância desse seminário é a valorização dos municípios e das equipes da assistência social que desenvolvem este trabalho com os jovens”, disse a secretária da Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Andrezza Rosalém.
“Eu considero importante apontar a preocupação da gestão em relação a capacitação dos profissionais para que possamos executar um trabalho de qualidade. O Espírito Santo está de parabéns com a iniciativa”, falou a professora e Coordenadora do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), Maria Yvelonia dos Santos Araújo Barbosa.
Durante os seminários, o protagonismo dos socioeducandos se manifestou, por meio da participação dos adolescentes e jovens em uma mostra cultural, com exposição de obras produzidas por eles em atividades pedagógicas nas Unidades; em apresentações artístico-culturais ao longo do evento e com a presença efetiva.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação do Iases
Rogineiri Reis
Tel: (27) 3636-5484
rogineiri.reis@iases.es.gov.br