A estratégia é uma forma de manter a oferta das atividades de espiritualidade para os socioeducandos durante o período da pandemia.
Para garantir ao adolescente o exercício da sua fé durante a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), o Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) está ofertando encontros de espiritualidade por vídeos, gravados por organizações religiosas que regularmente promovem estas atividades nas unidades socioeducativas.
Com a proibição de entrada dos voluntários nas unidades, medida que visa prevenir o contágio da doença no sistema socioeducativo, os encontros por vídeo têm se mostrado uma ferramenta importante para dar continuidade às atividades religiosas e ao mesmo tempo proteger a saúde de todos, como destacou a subgerente de Escolarização e Espiritualidade do Iases, Frantieska Azevedo Monteiro.
“É importante assegurar que o adolescente tenha acesso àquilo que estimule sua fé, sua crença em dias melhores, seus valores humanos e bem estar psicoemocional”, destacou.
Os vídeos foram gravados e disponibilizados por organizações religiosas de diversas crenças, como a Federação Espírita do Estado do Espírito Santo (FEEES) e a Primeira Igreja Batista de Vitória. Alguns servidores do Iases também gravaram vídeos sobre o tema espiritualidade.
Ao longo da semana, os adolescentes assistem a estes vídeos e participam de dinâmicas com músicas, textos e reflexões, conduzidos pelos servidores referência em espiritualidade das unidades socioeducativas. Cada unidade conta com dois profissionais que cuidam do planejamento mensal destas atividades, focadas na garantia do direito à espiritualidade.
A oferta das atividades religiosas é articulada pela subgerência de Escolarização e Espiritualidade do Iases (Suesp), ligada à Diretoria Socioeducativa (DSE), que vem planejando desde o início da pandemia uma forma de garantir ao adolescente o acesso à espiritualidade, de maneira que não fosse preciso adentrar voluntários nas unidades.
“O exercício diário e individual da espiritualidade através de meditação, oração e cânticos é direito de todos e é importante dar valor à espiritualidade de cada um, tanto servidores, quanto adolescentes, pois nesse momento o fortalecimento dos nossos valores faz toda a diferença para suportar os dias com mais leveza”, disse a subgerente.
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Carolina Alvarenga
(27) 3636-5484
carolina.alvarenga@iases.es.gov.br | imprensa@iases.es.gov.br