O Instituto de Atendimento Socieducativo do Espirito Santo (Iases) já tem o seu próprio Ambiente de Aprendizagem Virtual. A plataforma é o resultado de uma parceria entre o Instituto e o Centro Universitário Faesa e vai permitir que mais cursos sejam ofertados para os servidores e adolescentes. O acesso ao ambiente virtual é feito por meio do link: https://avas.iases.es.gov.br.
"Ter um ambiente virtual só nosso vai nos permitir ampliar as possibilidades e intensificar a formação dos nossos servidores. Acreditamos que o conhecimento é a solução para conhecermos cada vez mais sobre a socioeducação”, destacou o diretor-presidente do Iases, Fábio Modesto Filho, que acrescentou ainda que a plataforma é apenas um dos produtos oriundos do convênio.
Para o gerente técnico do Iases, Rômulo Telles, a nova plataforma é um salto enorme. "Agora, além da Escola Nacional de Socioeducação apresentar o conteúdo, nós também vamos fazer o mesmo, pois teremos tecnologia para isso. Esperamos que o ambiente virtual de aprendizagem seja mais um instrumento para aprimorar a formação inicial e continuada do Iases", destacou.
As inscrições para os primeiros cursos oferecidos pela plataforma estão abertas. Ao todo, estão sendo ofertadas 172 vagas para os cursos de Noções Básicas em Primeiros Socorros e O papel da Comunicação Não Violenta na Socioeducação. "Os interessados podem se inscrever usando o formulário disponibilizado no site do Iases ou pelo próprio Avas Iases. Já o acesso à plataforma é feito com o mesmo login e senha utilizados pelos servidores para terem acesso aos computadores do Iases ", explicou Rômulo Telles.
Ava's
A plataforma foi desenvolvida por alunos do curso de Engenharia da Computação do Centro Universitário Faesa, por meio de um acordo de Cooperação Técnica e Científica, assinado entre o Iases e a Universidade, com validade de 24 meses, e publicado no Diário Oficial em maio deste ano.
A primeira etapa do projeto foi a criação e a homologação do ambiente virtual. "Os trabalhos estão sendo desenvolvidos desde dezembro de 2019. Em razão da pandemia, foi necessário fazer uma pausa. Com o passar dos dias, nós fomos nos adaptando à nova realidade e retomamos as atividades”, explicou a especialista em Extensão do Centro de Pesquisa e Extensão da Fundação de Assistência e Educação, Cintia Corsini Fernandes.
Após essa etapa, foi oficializado o domínio e do endereço do Ava's e inciada a construção da identidade visual da plataforma, bem como as metodologias de aprendizagem e a formação de servidores para manuseá-la.
Texto: Fernanda Pontes
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes
(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br