07/05/2025 23h02 - Atualizado em 08/05/2025 11h35

Iases inicia implementação do Programa de Integridade da instituição

Com o objetivo de criar um conjunto de mecanismos e procedimentos internos de prevenção, detecção e remediação de práticas de corrupção, fraudes, subornos, irregularidades e quaisquer outros desvios éticos e de conduta, o Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) deu início a implementação do seu Programa de Integridade.

O primeiro Plano de Integridade do Iases - 2025 ,documento norteador que estabelece um conjunto articulado de medidas que devem ser efetivadas, em um período determinado de tempo, com a finalidade de prevenir, detectar e remediar as ocorrências de violação aos padrões de integridade adotados, foi publicado nessa segunda-feira (05) no site do Instituto.

"Nosso Programa de Integridade traduz o trabalho sério, comprometido e transparente que o Instituto tem desenvolvido desde 2019. Tem como base três pilares de sustentação: prevenção, detecção e combate à corrupção, fraudes e demais ilicitudes. Sustentado nessas premissas, o Iases não desviará de seu objetivo precípuo: entregar os resultados esperados pela população de forma adequada, imparcial e eficiente",declarou o diretor-geral do Iases, Fabio Modesto de Amorim Filho. 

 

Para elaboração do Plano de Integridade do Iases foi montada uma Unidade de Gestão da Integridade (UGI) composta por servidores representantes de todas as diretorias do Instituto. “Vivemos em um mundo cada vez mais exigente quanto à transparência, à responsabilidade e à conduta ética na gestão pública. O Programa de Integridade é um uma iniciativa essencial para fortalecer os pilares éticos que sustentam a nossa atuação como autarquia do Governo do Estado e vem ao encontro dessa necessidade, promovendo não apenas o cumprimento das normas legais, mas, principalmente, uma mudança de cultura institucional. Por isso, convidamos todos a se engajarem nesse processo. A integridade é um valor coletivo. Juntos, construiremos um Iases mais transparente, mais justo e cada vez mais alinhado às expectativas da sociedade capixaba”, disse o coordenador da UGI, Tiago Silva Torres.

 

O documento estabelece, por exemplo, quais são os tipos de riscos à integridade inerentes à atividade do Iases, bem como o Plano de Ação ao enfrentamento a esses riscos. Acesse aqui o Plano de Integridade do Iases: https://iases.es.gov.br/plano-de-integridade

 

Programas de Integridade

 

Instituído pela Lei nº 10.993/2019, o Programa de Integridade Estadual faz parte dos projetos prioritários do Planejamento Estratégico 2023-2026 do Governo do Espírito Santo. A implementação de Programas de Integridade é internacionalmente reconhecida como uma ferramenta destacada de fomento ao combate à corrupção, mitigação de riscos e ampliação da transparência na Administração Pública.

 

Com o apoio e atuação da Secretaria de Controle e Transparência (Secont), foram publicados 45 planos de integridade, contando com o da Secont, número que representa quase 81% dos órgãos públicos estaduais e impacta diretamente 72,4% dos servidores públicos ativos.

O acompanhamento da formulação dos planos de Integridade pela Secont é realizado com o intuito de garantir que os órgãos públicos estaduais tenham o suporte necessário na construção e implementação dos seus projetos, consolidando práticas que reforcem a ética, a transparência e a prevenção de irregularidades na Administração Pública Estadual.

 

Texto: Fernanda Pontes

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do Iases

Fernanda Pontes

(27) 3636-5484

imprensa@iases.es.gov.br

Instagram: @iasesoficial

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard