30/04/2020 12h37 - Atualizado em 05/05/2020 10h26

Iases estabelece plano de ação para retomada das atividades escolares não presenciais

O objetivo é ofertar atividades para que o adolescente permaneça em contato com o aprendizado durante a situação da pandemia.

Para garantir a continuidade do aprendizado do adolescente durante o período da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), o Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) estabeleceu um plano de ação para a retomada das atividades escolares não presenciais nas unidades socioeducativas. A estratégia foi elaborada em parceria com a Secretaria da Educação (Sedu).

As atividades são ofertadas na modalidade não presencial, por meio de vídeo aulas, lições impressas para exercitar o aprendizado, videochamadas com professores para solucionar dúvidas e a transmissão de séries e filmes com temas atuais, para posterior realização de atividades e interpretação de texto.

As unidades do norte do Estado iniciaram a oferta das atividades nessa segunda-feira (26). As demais unidades localizadas no sul do Estado e na Grande Vitória iniciam no decorrer desta semana até a próxima segunda-feira (04).

A elaboração do plano de ação para retomada das atividades aconteceu após intenso debate e trabalho em conjunto entre o Iases, por meio da subgerência de Escolarização e Espiritualidade (Suesp), e representantes da Sedu.

Para a subgerente de Escolarização e Espiritualidade do Iases, Frantieska Azevedo Monteiro, o objetivo é inovar e buscar da ludicidade para que o adolescente não se distancie dos estudos durante a situação da pandemia. “Essa ação com a Sedu é fundamental para os adolescentes, que em sua maioria já chegam no Iases com grande defasagem escolar”, disse.

A oferta de atividades pedagógicas não presenciais aos adolescentes do Iases é uma adaptação do Programa EscoLAR, lançado pelo Governo do Estado, às especificidades do sistema socioeducativo.

No Iases, os conteúdos são preparados pelos professores das escolas de referência e ofertados aos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa nos laboratórios das unidades por meio de links, ou por pendrives devidamente higienizados, para os locais em que não há acesso à internet.

As atividades são realizadas em grupos pequenos, com adolescentes que ocupam a mesma moradia e em horários alternados, adotando os cuidados de higiene e distanciamento físico.


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