24/05/2022 17h48

Familiares de socioeducandos da Unis Sul aproveitam o domingo com  projeto ‘Guloseimas em Família’

Com o intuito de reunir o máximo de visitantes em um só dia, a Unidade de Internação Sul (Unis Sul) promoveu, no último dia 14, mais uma edição do projeto "Guloseimas em Família". Ao todo, 96 familiares dos socioeducandos puderam prestigiar apresentações teatrais, cânticos, exibição de filmes e roda de conversas com os técnicos da Unidade.

O momento de reflexão sobre diversos temas e a confraternização entre socioeducandos, familiares, servidores da Unis Sul e entidades parceiras contou com uma grande mesa com alimentos que levados pelos familiares dos adolescentes. “Eles puderam experimentar novas experiências ou até mesmo relembrar sensorialmente a degustação dos alimentos provenientes do seu lar”, destacou o subgerente socioeducativo da Unis Sul, Alessandro Mateus.

“A programação teve a participação da Pastoral da Sobriedade, que proporcionou uma breve reflexão sobre a importância de sermos os condutores da nossa vida. Eles também reforçaram a importância da família no processo de mudança dos adolescentes e jovens”, disse o subgerente da Unidade de Internação Sul.

Segundo Alessandro Mateus, a equipe de segurança da unidade também teve participação fundamental na realização do evento, pois mobilizou um quantitativo maior de agentes socioeducativos para proporcionar maior agilidade e segurança a todos que estiveram presentes. "Graças ao trabalho integrado entre as subgerências de Segurança e Socioeducativa, absorvemos uma grande quantidade de visitantes nesta ação que, mesmo sendo atípica, teve grande relevância. Conseguimos mobilizar outras equipes para apoio e logística, não registrando alterações durante o evento", apontou o subgerente de Segurança da Unis Sul, Hércules Alves de Souza.

Projeto

O Projeto "Guloseimas em família" proporciona um maior envolvimento de todos da comunidade socioeducativa e tem o perfil acolhedor.

“Nesta ação, independente do socioeducando receber ou não visita, todos são convidados a participar deste momento que permite trocar e compartilhar boas experiências de vida. Além disso, também é possível reatar o fator degustativo/sensorial, por meio da alimentação trazida pela família, o gostinho de casa, mantendo vivo os laços familiares”, explicou Alessandro Mateus.

Cursos

Dois socioeducandos da Unidade de Internação Sul (Unis Sul) iniciaram, no 09 de maio, o curso de Desenhista Mecânico, no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), unidade de Cachoeiro de Itapemirim. Os socioeducandos, de 19 e 18 anos, estão na fase conclusiva do curso.

Para o jovem de 18 anos, a formação no Senai é uma nova oportunidade de recomeço. “Estou muito feliz por esta chance que o Iases nos proporcionou, uma porta que se abre para meu futuro. Vou agarrar com todas as minhas forças para conseguir um trabalho e ser alguém na vida", disse o socioeducando.

Para o subgerente socioeducativo da Unis Sul, a parceria com o Senai de Cachoeiro de Itapemirim é de suma importância para o futuro dos jovens. “Enxergamos esta parceria como uma oportunidade ímpar na vida desses jovens, que sairão da formação com um importante aprendizado, currículo e um diploma de peso reconhecido em todo o País, possibilitando uma inserção célere no mercado de trabalho", enfatizou.

O curso de desenho mecânico do Senai tem duração de quatro meses e será concluído em agosto deste ano.