A mostra conta com diferentes pinturas que retratam a história, vivência e a percepção dos adolescentes sobre a realidade.
A exposição que apresenta o trabalho artístico dos adolescentes do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) foi estendida até o dia 15 de novembro. A mostra está aberta à visitação no Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJES), na Defensoria Pública do Estado do Espírito Santo (DPES) e no Centro Integrado de Atendimento Socioeducativo (Ciase), em Vitória.
O projeto tem como objetivo incentivar o talento e a criação de novas habilidades nos adolescentes nas unidades de internação, bem como resgatar a autoestima e inseri-los em atividades que proporcionem acesso à cultura e melhorias na qualidade de vida durante o cumprimento da medida socioeducativa.
Com mais de 90 quadros, o acervo da exposição conta com uma diversidade de pinturas que retratam a história, a vivência e a percepção dos adolescentes sobre a realidade. Dentre as obras, está uma seleção especial com releituras do artista plástico Romero Britto, além de quadros que retratam a cultura africana e as paisagens capixabas, como o Porto de Vitória e o Convento da Penha.
Os quadros foram produzidos por adolescentes que já cumpriram ou ainda cumprem medida socioeducativa nas unidades de internação do Iases. Para o J.O.S, adolescente que pintou uma das releituras do Romero Britto na Unidade de Internação Provisória Norte (Unip Norte), em Linhares, o projeto desenvolve a criatividade e o talento na pintura. “ Foi muito gratificante trabalhar com as releituras das obras, juntamente com os demais adolescentes da unidade. Com as oficinas ofertadas pelo Iases, tive a oportunidade de aperfeiçoar algo que eu já gostava de praticar, me sinto feliz pintando e desenhando”, disse.
O acesso à cultura faz parte do processo de socioeducação e auxilia na transformação dos adolescentes, como contou o diretor-presidente do Iases, Bruno Pereira Nascimento. “A exposição é uma oportunidade de apresentar à sociedade capixaba um pouco do trabalho desenvolvido com os adolescentes nas unidades de internação do Iases”, disse.
Serviço:
Exposição “Redesenhando Caminhos”
Data: 08 de outubro a 15 de novembro
Locais: Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJES) - Rua Desembargador Homero Mafra, 60 - Enseada do Suá, Vitória – ES
Sede Administrativa da Defensoria Pública do Estado do Espírito Santo (DPES) - Praça Manoel Silvino Monjardim, 54 - Centro, Vitória – ES
Centro Integrado de Atendimento Socioeducativo (Ciase) - Avenida Dário Lourenço de Souza, nº 110 Mario Cypreste, Vitória – ES
Horário: O horário de visitação segue o horário de funcionamento das instituições.
Entrada gratuita.
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Carolina Alvarenga
(27) 3636-5484 / 99985-2797
carolina.alvarenga@iases.es.gov.br