A mostra apresentou as obras feitas pelos adolescentes da unidade e esteve aberta à visitação das famílias.
Na última quinta-feira (21), a Unidade de Internação Provisória Sul (Unip Sul), em Cachoeiro de Itapemirim, realizou a segunda edição da sua Exposição de Desenhos. A mostra apresentou as obras feitas pelos adolescentes da unidade e esteve aberta à visitação das famílias dos socioeducandos.
Para a produção dos desenhos que fizeram parte do acervo da exposição, os adolescentes utilizaram apenas três itens: lápis, cartolina branca e borracha. Os trabalhos foram iniciados no mês de novembro.
Dentre as obras, estão a reprodução de personagens de desenhos animados, personagens infantis, imagens religiosas, times de futebol, entre outros temas.
Para a pedagoga da Unip Sul, Pryscilla Moulin, a técnica de observação e reprodução dos desenhos foi sendo desenvolvida com os adolescentes e incentivou novas habilidades, como a criatividade e a concentração. “A atividade despertou a criatividade e possibilitou que eles pudessem expressar seus sentimentos por meio dos desenhos”, relatou.
Além de exercitar a observação e a reprodução de retratos fiéis, a ação promoveu um resgate de autoestima. O adolescente C.A.M. foi um dos desenhistas e contou que planeja um futuro na arte. “Tive a oportunidade de desenhar e de expor, foi uma experiência maravilhosa ver os visitantes elogiando meus desenhos, agora pretendo seguir nesse ramo artístico”, disse.
A assistente social da Unip Sul, Livia Gasparini, afirmou que o trabalho em conjunto com a equipe técnica foi de grande importância para a atividade. “A grande maioria dos desenhos foi escolhida pelos próprios adolescentes. A equipe técnica lançou alguns desenhos como desafios e os socioeducandos surpreenderam toda a equipe”, disse.
Texto: Matheus Moraes
Informações à imprensa
Assessoria de Comunicação do Iases
Carolina Alvarenga
(27) 3636-5484
carolina.alvarenga@iases.es.gov.br | imprensa@iases.es.gov.br