26/04/2023 17h33 - Atualizado em 09/05/2023 14h57

Equipe do Iases faz visita técnica para acompanhamento da implementação do Núcleo de Práticas Restaurativas na Regional Norte

A equipe da Subgerência de Orientações Técnicas e Práticas Restaurativas (Suop) do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) visitou as unidades do norte do Estado para acompanhar a implementação dos núcleos de práticas restaurativas das unidades.  A visita aconteceu no último dia 13.

“A Visita Técnica aos Núcleos é importante para fomentar, fortalecer, assessorar, desenvolver e acompanhar o movimento da prática de uma socioeducação restaurativa. Esses momentos permitem a troca de informações bem como o oferecimento de orientações pertinentes em tempo real e adequadas para as demandas apresentadas em cada região”, afirmou  a responsável pela Suop, Inayha Dalvi.

Ela informou que a primeira unidade a receber a visita da equipe foi a Unidade de Internação Provisória Norte (Unip Norte) no dia 08 de março. “Na ocasião, a equipe da Suop avaliou e assessorou os gestores sobre a implantação do Núcleo na unidade e ouviu o panorama de como estava sendo executada a prática restaurativa no local. Em seguida, fomos até a Unidade de Internação Norte, alinhamos com os gestores e marcamos a visita realizada no último dia 13, quando nos reunimos com os gerentes, subgerentes de segurança e socioeducativo, e coordenadores de segurança de cada unidade e eles informaram que estão adotando o panorama das ações restaurativas nas Unidades Socioeducativas e apresentaram o andamento da implantação dessas ações”, afirmou.

Inayha Dalvi destacou que as duas unidades do norte Estado constituem um Núcleo Local, sendo que a Unidade de Internação Provisória Norte (Unip Norte) é a responsável pelo eixo Atendimento de Internação Provisória e a Unidade de Internação Socioeducativa Norte (Unis Norte) pelo eixo Atendimento de Internação.

Ainda de acordo com a coordenadora, a implantação das práticas restaurativas na Regional Norte começou efetivamente com a consultoria transmitida pelo Instituto Terre des Hommes, por meio do investimento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). “Nesse caso, a visita técnica tem como objetivo auxiliar na conversão social do atendimento socioeducativo oferecido aos adolescentes e seus familiares”,disse Inayha Dalvi.

Suop

Criada em 2022 , a  Subgerência de Orientações Técnicas e Práticas Restaurativas (Suop) ligada à Gerência de Medidas Socioeducativas (GMSE) tem como finalidade contribuir com gestores e técnicos da socioeducação do Iases, fornecendo subsídios para a qualificação do atendimento socioeducativo no Instituto, ou seja, auxiliar os profissionais  na orientação e na supervisão quanto à elaboração e à utilização dos instrumentais técnicos do Iases e apoiar as Subgerências Socioeducativas que prestam apoio aos Assistentes Sociais Socioeducativos, Psicólogos Socioeducativos e Pedagogos Socioeducativos, em consonância às legislações vigentes e orientações institucionais, assim como dos devidos Conselhos de Classe. Além disso, a Suop também tem como objetivo dar suporte na implantação das Práticas Restaurativas nas Unidades Socioeducativas do Instituto.