Nesta terça-feira (29) e quarta-feira (30), 285 adolescentes e jovens privados de liberdade terão a oportunidade de realizar o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade, o Encceja PPL. O exame será aplicado nas unidades socioeducativas e tem como objetivo oferecer a chance de obter a certificação de conclusão do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Na terça-feira serão realizadas as provas do Ensino Fundamental e nesta quarta-feira as provas do Ensino Médio. Entre os estudantes, 141 farão provas para conclusão do Ensino Fundamental e 144 para o Ensino Médio.
A subgerente de Escolarização e Espiritualidade do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), Ana Carolina Macal, explica que a participação no Encceja PPL tem como objetivo proporcionar aos jovens em cumprimento de medida socioeducativa a oportunidade de continuar seus estudos, promover a cidadania e abrir caminhos para novas oportunidades pessoais e profissionais. “O Encceja é uma importante ferramenta de transformação, permitindo que adolescentes e jovens que não concluíram seus estudos dentro da idade regular possam obter a certificação necessária para dar continuidade à sua formação, acessar cursos técnicos e superiores e alcançar a reintegração ao mercado de trabalho. Essa ação reafirma o compromisso do Iases em garantir educação de qualidade e oportunidades de desenvolvimento para todos os(as) adolescentes e jovens em situação de privação de liberdade”, disse.
O Encceja PPL é composto por quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla resposta, além de uma proposta de Redação que deve obedecer aos requisitos básicos, estabelecidos pela legislação em vigor para o Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Para o Ensino Fundamental são aplicadas provas nas áreas de conhecimento: Ciências Naturais, Matemática, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física, História e Geografia, além da redação. Já para o Ensino Médio são aplicadas provas das áreas de conhecimento: Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, e Ciências Humanas e suas Tecnologias, além da redação.
O Exame ainda serve de baliza à implementação de procedimentos e políticas para a melhoria da qualidade na oferta da educação de jovens e adultos, além de viabilizar o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre o sistema educacional brasileiro.
Texto: Fernanda Pontes
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes
(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br
Instagram: @iasesoficial