Setenta e sete jovens que cumprem medida socioeducativa no Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) foram aprovados no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade, o Encceja PPL. O resultado foi divulgado nessa segunda-feira (06), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O exame tem como objetivo oferecer a chance de obter a certificação de conclusão do Ensino Fundamental e Ensino Médio. E, para conseguir a certificação é necessário alcançar 100 pontos em cada área do conhecimento e 5 pontos na redação. Entre os adolescentes, 37 estão aptos a concluir o Ensino Fundamental e 40 o Ensino Médio. “Os resultados obtidos pelos jovens do Iases refletem o empenho conjunto das equipes socioeducativas, educadores e dos próprios participantes. A educação se destaca como uma ferramenta essencial para a transformação de vidas e a construção de novas possibilidades. A certificação no Encceja representa não apenas um avanço acadêmico, mas também uma conquista pessoal e social para os jovens atendidos”, disse a subgerente de Escolarização e Espiritualidade do Iases, Ana Carolina Macal.
O resultado conquistado por cada unidade socioeducativa foram as seguintes: 33 jovens da Unidade de Internação Metropolitana (Unimetro) conseguiram o certificado, sendo 14 do Ensino Fundamental e 19 do Ensino Médio; 24 da Unidade de Internação Norte (Unis Norte), sendo 16 do Ensino Fundamental e oito do Ensino Médio; na Unidade de Internação Sul (Unis Sul) foram 12 jovens, sendo quatro aprovados no Ensino Fundamental e oito no Ensino Médio; no Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE) três adolescentes conseguiram concluir o Ensino Fundamental; na Unidade Feminina de Internação (Ufi) três jovens, sendo duas do Ensino Fundamental e uma do Ensino Médio obtiveram êxito e na Unidade de Internação Provisória I (Unip I) dois jovens foram aprovados, sendo um do Ensino Fundamental e um do Ensino Médio.
As provas foram realizadas nos dias 29 e 30 de outubro, quando dos 285 adolescentes e jovens privados de liberdade inscritos, 201 fizeram o exame. Na ocasião foram inscritos 38 jovens da Unidade de Internação Metropolitana (Unimetro); 31 do Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE); 30 da Unidade de Internação Sul (Unis Sul); 25 da Unidade de Internação Norte (Unis Norte); 12 da Unidade Feminina de Internação (Ufi); quatro da Unidade de Internação Provisória I (Unip I) e três da Unidade de Internação Socioeducativa (Unis).
O Exame
O Encceja PPL é composto por quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla resposta, além de uma proposta de Redação que deve obedecer aos requisitos básicos, estabelecidos pela legislação em vigor para o Ensino Fundamental e Ensino Médio. Para o Ensino Fundamental são aplicadas provas nas áreas de conhecimento: Ciências Naturais, Matemática, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física, História e Geografia, além da redação. Já para o Ensino Médio são aplicadas provas das áreas de conhecimento: Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, e Ciências Humanas e suas Tecnologias, além da redação. O Exame ainda serve de baliza à implementação de procedimentos e políticas para a melhoria da qualidade na oferta da educação de jovens e adultos, além de viabilizar o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre o sistema educacional brasileiro.
Texto: Fernanda Pontes
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes (27) 3636-5484
Instagram: @iasesoficial