05/03/2021 14h33

Diretores do Iases participam de círculo de diálogo para alinhamento de ações estratégicas

Dando continuidade às ações voltadas para a implantação dos Núcleos de Práticas Restaurativas vinculados às Unidades Socioeducativas do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), a diretora Socioeducativa e o diretor de Ações Estratégicas do Instituto, respectivamente, Fabiana Malheiros e Oséias Gerke participaram, nessa segunda-feira (1º), de um círculo de diálogo para conhecer a metodologia que está sendo implementada no Instituto.


A atividade foi conduzida pela subgerente de Escolarização e Espiritualidade do Instituto , Frantieska Azevedo Monteiro, e pela subgerente de Formação e Pesquisa, Hanelore de Paula, ambas participantes do curso de formação continuada para Facilitadores de Justiça Restaurativa que está sendo realizado desde novembro do ano passado.


O círculo de diálogo faz parte da segunda etapa do curso e está dentro do estágio previsto na matriz curricular da capacitação. Neste momento, cada participante deverá realizar dez círculos de Justiça Restaurativa e Construção de Paz nas unidades socioeducativas e nos setores transversais do Iases. Nós escolhemos fazer com as diretorias Socioeducativa e de Ações Estratégicas do Instituto porque é importante que eles conheçam e apoiem a metodologia”, afirmou Frantieska Azevedo Monteiro.



Na ocasião, foram discutidas estratégias que as diretorias, juntas, podem utilizar para execução de ações em benefício do Instituto. “O círculo é uma ferramenta poderosa para dialogar sobre temas específicos. O Iases tem adotado essa ferramenta e os resultados têm sido muito gratificantes. Foi um prazer atuar como facilitadora”, destacou a subgerente de Escolarização e Espiritualidade do Instituto.


A ideia deste projeto é capacitar os nossos servidores para que eles se tornem instrutores dessas práticas e atuem como multiplicadores para os demais dentro do Instituto. As ferramentas que essa metodologia oferece são muito positivas, inclusive para estarmos sempre alinhados e desenvolvermos cada vez mais ações em benefício do Iases”, destacou Fabiana Malheiros.


Para o diretor de Ações Estratégicas, essas atividades têm sido essenciais nas práticas diárias. “Participar desse círculo de diálogo ressaltou o quão é fundamental o papel da conversa nas nossas atividades rotineiras, principalmente, no ambiente de trabalho. Além de ajudar a nos aproximar mais e a entender a rotina e a missão do outro, tenho certeza de que as estratégias apresentadas vão otimizar nossas ações junto à Diretoria Socioeducativa”, revelou Oséias Gerke.


A instrução contou com o apoio das servidoras Thaís Medeiros e Gisele Janeiro, ambas da assessoria da Diretoria Socioeducativa (DSE).



O projeto


A iniciativa está sendo executada em parceria com o InstitutoTerre des hommes Lausanne no Brasil com recursos do BID. Para isso, foi firmado um Termo de Compromisso que prevê uma consultoria com o objetivo de fomentar a prática de resolução pacífica dos conflitos por meio da comunicação não violenta, de construção de diálogos, círculos de paz e intervenções mais qualificadas.


O projeto contempla: a contratação de um professor qualificado; produção de material pedagógico aos inscritos; a realização de um diagnóstico situacional que foi feito por meio de visitas; entrevistas e grupos focais com adolescentes e profissionais nas 13 unidades do Iases, na Corregedoria de apoio correcional, na Gerência de Recursos Humanos, Psicossocial e Corregedoria; a capacitação dos servidores e acompanhamento dos estágios a serem realizados por eles ao final dos cursos; a supervisão, monitoramento e avaliação da implantação dos núcleos de práticas jurídicas e, por fim, a elaboração de um “caderno socioeducativo juvenil”, uma espécie de guia para orientar os servidores durante as práticas restaurativas.

O primeiro módulo do curso foi oferecido para 60 servidores entre os dias 09 e 13 de novembro e 23 e 27 do mesmo mês. Com carga horária de 40 horas, os servidores tiveram a oportunidade de se familiarizar com os conceitos e conteúdos que permeiam a temática da Justiça Restaurativa, buscando fomentar uma prática de resolução pacífica dos conflitos por meio da comunicação não violenta, de construção de diálogos, círculos de paz e intervenções mais qualificadas, e avançar na implantação dessas práticas dentro do Instituto e na construção de uma cultura Institucional balizada nesses conceitos, conforme orienta o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase).

Já o segundo módulo do curso de formação continuada para Facilitadores de Justiça Restaurativa foi realizado entre os dias 11 e 15 de janeiro, no auditório da Secretaria da Fazenda (Sefaz), em Vitória. Nesta etapa composta também por 40 horas /aula, os servidores se tornaram facilitadores de círculos de construção de paz para fortalecimentos de vínculos e construção de sentidos de comunidades.



Texto: Fernanda Pontes


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes
(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br


2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard