O Espírito Santo teve a oportunidade de mostrar a atores do cenário nacional um pouco do trabalho que vem sendo desenvolvido na área de Inteligência e os bons resultados alcançados por meio da prática no dia a dia do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases).
O assunto foi discutido no seminário sobre a segurança na socioeducação, realizado na sede do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), em Brasília. Quem realizou a abertura foi o diretor de Ações Estratégicas do Iases, Jeremias dos Santos. A diretora-presidente do Iases, Alcione Potratz, também participou do evento.
“Para o Espírito Santo e o Iases é muito importante compartilhar nacionalmente o trabalho que tem sido desempenhado na socioeducação capixaba. Há uma integração de todas as áreas do Instituto, presidência, administrativo, segurança e socioeducativo, resultando em planejamento e qualidade no atendimento ao adolescente em conflito com a lei. Saímos deste evento no CNMP ainda mais motivados no aperfeiçoamento das nossas práticas”, disse Alcione.
O seminário aconteceu na quarta-feira (23) e quinta-feira (24) e a participação do diretor do Instituto abriu as programações com o tema “Perspectivas da Atividade de Inteligência na socioeducação: uma possiblidade para a segurança e proteção à comunidade socioeducativa”.
“Este é um tema relativamente novo a nível nacional, por isso o debate é tão importante. A nossa expectativa é de que o Espírito Santo possa contribuir com a construção de parâmetros de segurança, de inteligência e normativas a partir do que já estamos fazendo, visando proporcionar uma efetiva socioeducação”, disse Jeremias.
Para ele, a rotina pedagógica de uma unidade precisa ter a segurança respaldada na Inteligência, com um trabalho que agregue tanto a área pedagógica, como administrativa quanto a de segurança.
“Investimos em capacitação inicial e continuada, reuniões, planejamentos estratégicos com diretrizes claras, gestores cobrando procedimentos corretos e intolerantes a qualquer procedimento fora do padrão, entre outras frentes. Está havendo uma mudança de cultura do Instituto, porque isso não se faz em um tempo muito curto. Alguns resultados ainda vamos experimentar mais pra frente, com a continuidade deste trabalho”, garante o diretor.
O evento foi voltado a membros do Ministério Público e gestores do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), realizado pela Comissão da Infância e Juventude (CIJ) do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e coordenação do Sinase.
Estiveram presentem no Seminário a secretária nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Fabiana Gadelha; a presidente do Fórum Nacional dos Gestores do Sinase, Elisângela Cardoso; e o coordenador-geral do Sinase, Ricardo Peres da Costa.
Além da palestra do diretor do Iases, o evento contou com as apresentações “Prevenção e Gestão de Conflitos”; “Experiência de Gestão do CASE Salvador”; “Parâmetros de segurança no Sinase: protocolos e procedimentos”; e “Comunicação não Violenta”.
No segundo e último dia, aconteceu uma dinâmica de grupo e em seguida uma reunião de grupo de trabalho, para exposição de necessidades, geração de ideias e indicações de solução.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação do Iases
Marina Frossard
Tel: (27) 3636-5484
marina.frossard@iases.es.gov.br