Os alunos que cumprem medida socioeducativa na Unidade de Internação Norte (Unis Norte) do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) e que estudam na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) José de Caldas Brito- escola referência da unidade, participaram de uma dinâmica que marcou o encerramento das atividades eletivas do período letivo, reunindo alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio Regular.
O evento intitulado “Culminância das Eletivas” aconteceu no último dia 03, na unidade, e teve o objetivo de valorizar o conhecimento aliado à convivência respeitosa e à prática da cidadania no ambiente socioeducativo. A programação contou com um torneio de dominó e dama, que estimulou o respeito e o espírito de cooperação.
Segundo a pedagoga da Unis Norte, Tássia Lino, essa ação tem um grande impacto no sistema socioeducativo. “Essas ações, embora simples, têm grande significado dentro do contexto da socioeducação, pois fortalecem o sentimento de pertencimento, estimulam atitudes positivas e ajudam a desenvolver competências socioemocionais fundamentais para a convivência em sociedade”, disse.
A iniciativa foi desenvolvida pelos professores Rhanderson da Silva, Odilene Aparecida Barros e Ana Lúcia Brito. “A culminância das eletivas representou, portanto, não apenas o encerramento de um ciclo de estudos, mas também um momento de reflexão e vivência prática dos valores de cidadania, respeito e solidariedade. Iniciativas como essa reforçam o papel da educação no processo de transformação pessoal e social dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, demonstrando que o conhecimento aliado à convivência é um caminho essencial para a construção de novas perspectivas de vida”, pontuou o professor Rhanderson da Silva.
Para a professora Odilene Aparecida Barros a culminância desta eletiva representa muito mais do que o encerramento de um projeto. “É o momento em que o conhecimento se transforma em prática, a convivência se fortalece pelo respeito mútuo e a cidadania se expressa nas atitudes dos estudantes, revelando o verdadeiro sentido da educação como formação integral do ser humano”, avaliou.
A subgerente socioeducativa unidade, Natália Verly, ressaltou a importância de promover projetos escolares dentro da medida socioeducativa.
“Quando os professores propõem e conduzem esses projetos, eles oferecem aos adolescentes a oportunidade de acreditar novamente em si mesmos, de descobrir talentos e de perceber que o conhecimento pode transformar suas vidas. Cada projeto é mais do que uma atividade pedagógica, é uma ponte para o futuro, um convite à mudança e à reintegração social. Por isso, em nome da gestão da Unis Norte, agradecemos a cada professor que, com sensibilidade e dedicação, fazem da educação um instrumento real de transformação", afirmou.
Texto: Fernanda Pontes
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes
(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br
Instagram: @iasesoficial