Atuar na parte pedagógica nos processos socioeducativos, acompanhar as atividades diárias internas e externas dos socioeducandos, estar atento ao desenvolvimento dos socioeducandos sob sua responsabilidade, dialogar, supervisionar o cumprimento das normas dos programas ou atividades que acompanham e resolver conflitos. Essas são algumas das atribuições que os agentes socioeducativos realizam diariamente nas unidades do Instituto de Atendimento Sócioeducativo do Espírito Santo (Iases). Nesta quinta-feira (16), celebramos o dia deste profissional que cuida da segurança e contribui para a transformação de adolescentes e jovens capixabas.
“Nós temos muito o que agradecer a todos os agentes socioeducativos que, diariamente, nos ajudam a transformar a vidas dos nossos adolescentes por meio da socioeducação. Por isso, nós parabenizamos todos dessa categoria e agradecemos o empenho e a dedicação dispensados diariamente”, destacou o presidente do Iases, Fábio Modesto Filho.
Entre os agentes socioeducativos está Diego Andrade Ferreira, 33 anos, sendo 10 deles atuando no Instituto. “O meu ingresso no Iases foi por um acaso.
Eu fiz o concurso procurando estabilidade e antes do curso de formação não conhecia a realidade da profissão. Achei que seria pior, mas assim que passei a atuar como agente, fui me apaixonando pela função. É significante ver como podemos contribuir de forma positiva com a recuperação desses adolescentes”, destacou.
Diego lembra que assim que passou a atuar foi localizado na Unidade de Internação Metropolitana (Unimetro). “Em um dos meus dias de trabalho, eu tive a oportunidade de atuar em um motim que felizmente acabou bem. Naquela época, a realidade e a abordagem eram mais punitiva. Felizmente, essa metodologia foi modificada e, atualmente, a gestão se voltou para a educação utilizando métodos que apostam no diálogo e na conscientização dos adolescentes”, disse.
Mas Diego não está sozinho. A mãe dele também foi aprovada no mesmo concurso para o cargo de assistente administrativo que se tornou assistente suporte socioeducativo e o pai atua como agente socioeducativo de designação temporária. “A minha família inteira vive a socioeducação”, concluiu.
A Unidade de Internação Norte (Unis Norte) preparou uma programação especial para os agentes socioeducativos. "Na ocasião, os adoelscentes fizeram uma apresentação musical para marcar a data e agradecer pelos trabalhos prestados pelos agentes socioeducativos da Unidade", informou o gerente da Unis Norte, Sérgio Durão.
Texto: Fernanda Pontes
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes