10/10/2019 10h19

Curso de Primeiro Interventor Avançado aprimora procedimentos de segurança nas unidades socioeducativas

O curso oferece novas ferramentas para capacitar os servidores da socioeducação a atuar em eventos de crise.

O Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), em parceria com a Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), ofereceu, na última quinta (03) e sexta-feira (04), o curso de Primeiro Interventor Avançado no Sistema Socioeducativo. O objetivo da formação foi aprimorar o trabalho dos servidores da socioeducação com técnicas de resolução de conflito e gerenciamento de crise.

O curso foi ministrado pelo capitão da PMES, Leidervan Alves da Silva. A grade teórica foi realizada no auditório do Centro Integrado de Atendimento Socioeducativo (Ciase), em Vitória; já as aulas práticas aconteceram no Conjunto de Cariacica.

A formação desenvolve técnicas de autocontrole, disciplina, iniciativa, resistência e raciocínio lógico. Durante as aulas foram apresentadas ferramentas que irão aperfeiçoar o enfrentamento de situações que requerem uma resposta especial, com técnicas de verbalização e organização operacional, práticas imprescindíveis na segurança socioeducativa. Participaram do curso agentes socioeducativos, coordenadores e subgerentes de segurança do Iases. 

Para o diretor de Ações Estratégicas do Iases, Fábio Modesto de Amorim Filho, estas capacitações contribuem para a evolução dos procedimentos de segurança, tornando-os cada vez mais humanizados.  “Este e outros cursos especializados proporcionam aos nossos agentes socioeducativos aprimorarem seus conhecimentos técnicos”, disse.

O diretor também ressaltou que o curso compatibiliza ações de segurança pública com o respeito à dignidade da pessoa humana. “Temos, portanto, trabalhado essas duas vertentes, garantindo a tranquilidade e o cumprimento integral das atividades pedagógicas nas unidades socioeducativas”, afirmou.

O servidor do Iases, Edivaldo Andrade Nobre, participou da formação e contou que o curso oferece novas ferramentas para capacitar os servidores da socioeducação a atuar em eventos de crise. “Trabalho no Instituto há 14 anos e acompanho a evolução da socioeducação no Estado. O Iases está dispondo de instrumentos para qualificar seus profissionais e preservar a segurança, tanto dos servidores quanto dos socioeducandos”, destacou.

 

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação do Iases
Carolina Alvarenga
(27) 3636-5484
carolina.alvarenga@iases.es.gov.br | imprensa@iases.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard