O recebimento dos certificados corrige o fluxo escolar e possibilita que o adolescente dê continuidade aos estudos na idade correta.
Nessa terça(08) e quarta-feira (09), foram aplicadas nas unidades do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), em todo o Estado, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, o Encceja 2019. A prova corrige a distorção idade-série e certifica os adolescentes nos Ensinos Fundamental e Médio, garantindo a continuidade da formação escolar.
Todas as unidades inscreveram os socioeducandos, totalizando mais de 650 adolescentes participantes. A avaliação tem como objetivo aferir competências, saberes e habilidades de jovens e adultos que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada. No Iases, os adolescentes prestam o exame na modalidade Pessoas em Privação de Liberdade (ENCCEJA PPL).
O recebimento dos certificados corrige o fluxo escolar e possibilita que o adolescente dê continuidade aos estudos na idade correta, ampliando as oportunidades educacionais. Para a subgerente de Escolarização e Espiritualidade do Iases (Suesp), Frantieska Monteiro, o exame é mais que a garantia de um certificado, é uma ferramenta para a reintegração de jovens e adolescentes.
“É muito importante garantir que todos os socioeducandos façam essa prova, pois estamos falando da continuidade da formação escolar desses adolescentes, e isso repercute na sua vida em sociedade, na sua inserção no mundo do trabalho e na reintegração social”, afirmou.
Os resultados desse exame serão utilizados para subsidiar a melhoria da qualidade da oferta da educação de adolescentes e jovens.
Texto: Matheus Moraes
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Carolina Alvarenga
(27) 3636-5484
carolina.alvarenga@iases.es.gov.br | imprensa@iases.es.gov.br