18/03/2020 11h08 - Atualizado em 18/03/2020 11h09

Adolescentes do Iases são premiados em concurso de redação

Quatro socioeducandos ficaram entre os primeiros colocados em duas categorias da competição.

Adolescentes do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) foram premiados na 5ª edição do Concurso de Redação da Defensoria Pública da União (DPU). A cerimônia de premiação aconteceu na última sexta-feira (13), na sede da DPU no Espírito Santo, em Vitória.

A 5ª edição do concurso, realizada em outubro de 2019, trouxe como reflexão a sustentabilidade, com o tema “Defender direitos, evitar desastres: Como o acesso à justiça contribui para o desenvolvimento sustentável”. Em todo o País, mais de oito mil participantes e 516 escolas foram inscritas para concorrer à premiação.

Quatro socioeducandos ficaram entre os primeiros colocados no concurso de redação e foram premiados pelo desempenho. O adolescente E.R.R.A, do Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), em Cariacica, conquistou o 1º lugar na categoria ampla concorrência, voltada aos estudantes do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental. Nesta mesma categoria, também foi premiado o adolescente L.G.N, da Unidade de Internação Provisória I (Unip I), também em Cariacica, classificado em 3º lugar. 

Na modalidade Medidas Socioeducativas, os adolescentes J.A.L.A e G.M.S, da Unidade de Internação Sul (Unis Sul), em Cachoeiro de Itapemirim, foram premiados pela classificação em 1° e 2º lugar, respectivamente.

Os adolescentes que ocuparam a primeira posição no concurso receberam um tablete. Os vencedores do segundo lugar receberam, cada um, uma máquina fotográfica, e o terceiro ganhou um alto-falante. Eles também receberam medalhas e certificados.

Estiveram presentes na cerimônia o diretor-presidente do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), Bruno Pereira Nascimento; a gerente de Educação e Trabalho da Sejus, Regiane Kieper do Nascimento; a defensora pública-chefe da DPU em Vitória, Aline Felippe Pacheco; os defensores públicos federais que atuam na unidade, Eduardo José Teixeira de Oliveira, Frederico Aluisio Carvalho Soares, Ludmylla Mariana Anselmo e Karina Mitleg Bayerl; o subdefensor-geral federal, Jair Soares Júnior; o secretário de Atuação no Sistema Penitenciário, defensor público federal Alexandre Kaiser Rauber.

O diretor-presidente do Iases, Bruno Pereira Nascimento, destacou que a iniciativa é pioneira. “O projeto alia duas metas muito importantes para o sistema socioeducativo. Primeiro, possibilita a educação em direitos dos adolescentes e jovens que estão privados de liberdade e cumprem medidas socioeducativas no Iases. Segundo, dá visibilidade a esses adolescentes perante à sociedade acerca das estratégias de escolarização praticadas pelo Iases em favor deles”, destacou.

O subdefensor-geral federal, Jair Soares Júnior, ressaltou a adequação do tema ao momento atual e sua conexão com a educação em direitos, que é uma função institucional da DPU. “A iniciativa envolve a conscientização e a educação em direitos do integrante de uma sociedade e, portanto, sujeito de direitos, mas também portador de obrigações com relação ao meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável. Isso está dentro do paradigma moderno da sustentabilidade e também é missão constitucional da Defensoria Pública, a busca por um mundo mais equilibrado”, ressaltou.

A subgerente de Escolarização e Espiritualidade do Iases, Frantieska Monteiro, contou que a premiação é um incentivo ao trabalho do professor e um reconhecimento à dedicação do adolescente. "A cerimônia é um marco importante para valorizar o trabalho dos professores e dos alunos. É uma ocasião especial, que reúne alunos, egressos, família e servidores para prestigiar a conquista dos adolescentes premiados", disse.

O evento contou com apresentações musicais do quarteto “Ungidos de Deus”, composto por servidores do Espaço Pedagógico do Iases, e do grupo “Tocando a Liberdade”, da Penitenciária Estadual de Vila Velha 5.

 

O concurso

Com o objetivo de fomentar e promover a educação em direitos humanos nas escolas públicas em todo o País, o Concurso de Redação da Defensoria Pública da União é direcionado aos ensinos Fundamental e Médio, incluídos os alunos da modalidade Jovens e Adultos (EJA) e aqueles em cumprimento de medida socioeducativa de internação ou em situação de privação de liberdade. Além dos alunos, também puderam participar internos do Sistema Penitenciário Federal e os servidores do sistema socioeducativo e penitenciário nacional.

 

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Carolina Alvarenga
(27) 3636-5484
carolina.alvarenga@iases.es.gov.br | imprensa@iases.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard