Os adolescentes que cumprem medida socioeducativa no Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE) participaram das comemorações de Natal juntamente com seus familiares. As comemorações aconteceram entre os dias 17 e 20 de dezembro e contou com a participação dos servidores da unidade.
De acordo com o gerente do CSE, Adilson Mauricio dos Santos, o evento teve como objetivo fundamental fortalecer os vínculos familiares, além de refletir com os familiares sobre a possibilidade de reescrever um novo caminho longe da violência e das drogas, ensinar os adolescentes a estar em grupo e aproximá-los de forma tranquila da sociedade.
Para a ocasião, os socioeducandos confeccionaram cartões de natal que foram entregues aos familiares. “Para mim, foi muito importante participar na confecção de cartões de natal para os familiares e poder vivenciar momentos importantes com meus parentes como o lanche compartilhado, o momento religioso e a entrega de cartões de natal e da caixa surpresa”, disse um adolescente de 17 anos.
A assistente social Ana Lúcia Lima Gomes, representante da equipe técnica, destacou que ações como essa avalia são de relevância, pois pressupõe o desenvolvimento de competências de grande importância, como a convivência em grupo. “O Natal significa momento de refletir sobre renascimento, transformação, ressignificação e a possibilidade de uma nova vida”, avaliou.
Ainda durante o evento, foi feito um momento de reflexão para os socioeducandos sobre a necessidade de cada um refletir sobre sua vida, seus comportamentos, atitudes e condutas. “Este é um momento significativo para os adolescentes pensarem sobre suas escolhas e sobre o impacto delas em suas vidas e na de suas famílias, que representam um importante alicerce de apoio diário. Por isso, nós fizemos essa dinâmica de reflexão para lembrá-los que, ao retomarem a liberdade, eles serão responsáveis por suas decisões e ensinar a eles o quanto eles devem valorizar a oportunidade do recomeço e cuidar de sua própria liberdade. Desejamos que este momento fosse de introspecção e de transformação para todos”, disse a psicóloga e integrante da equipe técnica da unidade, Cecília Henrique de Mota Guimarães.
Texto: Fernanda Pontes
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes
(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br
Instagram: @iasesoficial