A unidade recebeu uma biblioteca móvel, realizou debates e palestras sobre o extermínio de jovens e a luta contra o racismo.
Em paralelo à programação da VIII Semana Estadual de Debate Contra o Extermínio de Jovens, o Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), em Cariacica, realizou, nessa quarta (25) e quinta-feira (26), atividades voltadas a debater com os adolescentes a temática da violência que atinge a juventude.
A Semana é uma realização da Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH) e do Conselho Estadual da Juventude (CEJUVE), promovendo uma série de atividades gratuitas em diversos municípios desde o último dia 19. O encerramento acontece nesta sexta-feira (27).
Nessa quarta-feira (25), o CSE recebeu uma Biblioteca Móvel, como parte da programação da Semana. O objetivo foi apresentar aos adolescentes as obras literárias e proporcioná-los a aproximação e o prazer da leitura, além de trabalhar o senso coletivo e de responsabilidade, através do empréstimo de exemplares da biblioteca. Cerca de 60 adolescentes tiveram acesso ao acervo da Biblioteca Móvel. Também foram realizados debates com o uso de textos e mídias sobre o tema.
O socioeducando J.M.V contou a experiência de conhecer uma Biblioteca Móvel. “Estou achando ótima a experiência, nunca tinha visto uma biblioteca móvel, a leitura ajuda a me distrair”, disse.
Já nessa quinta-feira (26), os adolescentes participaram de um painel de debate sobre a perspectiva histórica e a situação atual da luta contra o racismo, ministrado pela técnica da Secretaria de Estado da Educação (Sedu), Darlete Gomes Nascimento.
A subgerente socioeducativa da unidade, Esdras Roberta de Jesus Morati Vieira, destacou a importância de fomentar a leitura e outras atividades culturais na jornada socioeducativa. “Desejo que esta parceria aconteça mais vezes em nossa unidade, proporcionando aos adolescentes a experiência e uma aproximação cada vez maior com o mundo literário”, afirmou.
Outras unidades de internação da Região Metropolitana da Grande Vitória também receberam atividades da VIII Semana Estadual de Debate Contra o Extermínio de Jovens.
Na Unidade de Internação Metropolitana (Unimetro), em Vila Velha, os socioeducandos participaram do “Teatro do Oprimido”. Em Cariacica, a Unidade de Internação Provisória I e II (Unip I e II), realizou as atividades “Batalha de Rima e Free Style”. Na Unidade Feminina de Internação (UFI), as meninas participaram de uma palestra com o tema “Ser Mulher Jovem e Escrita Criativa”. E na Unidade de Internação Socioeducativa (Unis), a programação por conta da oficina de grafite e stencil.
Informações à imprensa
Assessoria de Comunicação do Iases
Carolina Alvarenga
(27) 3636-5484
carolina.alvarenga@iases.es.gov.br | imprensa@iases.es.gov.br