Os socioeducandos produziram fantasias, adereços e decorações características da festa
Com o objetivo de trabalhar a criatividade, autoestima, resgate de valores e conhecimentos culturais, os socioeducandos da Unidade de Internação Sul (Unis Sul) produziram, durante a última semana, fantasias, adereços e diversas decorações de Carnaval. A oficina aconteceu nos espaços pedagógicos da unidade e no de oficinas.
A oficina de artesanato foi desenvolvida por profissionais da unidade e professores da Secretaria de Estado da Educação (Sedu).
A confecção do Boi Pintadinho, figura tradicional do carnaval de Muqui, histórica cidade da região, foi o grande desafio entre os adolescentes e a atração da comemoração de Carnaval, realizada no dia 1º com marchinhas e desfiles de máscaras.
E, já que Carnaval era o tema da semana, na quarta-feira (27) foi realizada uma cerimônia simbólica, intitulada com o tema, para comemorar a mudança de fase dos socioeducandos que cumprem medida socioeducativa na unidade.
Durante o evento, apresentado pela psicóloga Edeweiss Launé e pelo socioeducando J.V.C., foi proposto aos participantes uma reflexão sobre novas atitudes, renovações e a importância de aproveitar momentos festivos como o Carnaval de forma saudável, consciente e correta.
“É importante levá-los a uma reflexão sobre comportamento e cuidados em datas festivas como o Carnaval”, avaliou a psicóloga.