26/07/2011 13h57 - Atualizado em 01/07/2016 10h14

Vida e obra do “Profeta Gentileza” inspiram projeto socioeducativo em Unidade do Iases

A vida e a obra do poeta brasileiro José Agradecido, conhecido como “Profeta Gentileza”, que produziu pinturas pelas ruas do Rio de Janeiro com frases bondosas e de amor ao próximo, está inspirando um projeto socioeducativo realizado na Unidade Feminina de Internação (UFI), do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), localizada em Cariacica-Sede.

O projeto “Gentileza: virei profeta por um dia” foi iniciado nesta segunda-feira (25) e estará sendo trabalhado dentro de sala de aula através dos professores da Secretaria de Estado da Educação (Sedu) e também por todos outros socioeducadores nas oficinas pedagógicas, de artesanato, cultura, artes, dentre outras, promovendo a integração entre as socioeducandas e de toda a equipe pedagógica e técnica.

Na abertura, nesta segunda-feira (25), as adolescentes conheceram a história e obra do Profeta de uma forma descontraída e dinâmica ouvindo a música “Gentileza”, da cantora brasileira Marisa Monte. No decorrer do projeto, as adolescentes vão participar de outras atividades inspiradas nas obras do Profeta Gentileza.

Nas aulas de música, por exemplo, elas vão escrever letras para fazer raps inspirados no tema. As músicas serão gravadas na Rádio Comunitária do Espaço Pedagógico, em Cariacica-Sede. Na oficina de “Poema Visual” as adolescentes vão escrever poemas e desenhos ilustrativos inspirados no tema e depois, as três melhores produções vão ser escolhidas por meio de um concurso de poesias. As adolescentes também vão grafitar uma réplica das mensagens escritas pelo poeta nas ruas do Rio de Janeiro nos muros da Unidade.

De acordo com a subgerente pedagógica da UFI, Mirtes Basilio, o projeto “Gentileza: virei profeta por um dia”, tem como objetivo promover ações e atividades que colaborem para a disseminação de valores de bem nas relações com o próximo, com a família e para o bem comum e social em que as adolescentes vivem.

“Hoje em dia é possível observar a pouca importância dada às relações humanas, aos atos de desrespeito consigo mesmo e com o próximo em qualquer tipo de ambiente. As pessoas cada vez menos se utilizam de boas atitudes, de educação, de respeito, de gentileza nos meios sociais e este projeto tem como objetivo desenvolver os vínculos afetivos das adolescentes, enfocando os princípios estabelecidos nos direitos humanos para a ressignificação de suas vivências e para que também, elas sejam multiplicadoras destas boas ações na Unidade e na comunidade”, disse Mirtes.

Informações à Imprensa:
Assessoria de comunicação/ Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels: (27) 3636.5453 / (27) 9932. 7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacao@iases.es.gov.br



2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard