O uso sustentável e a importância da água foram abordados durante a visita de quatro socioeducandos da Unidade de Internação da Regional Sul, em Cachoeiro de Itapemirim, à concessionária de serviços de água Foz do Brasil, no município. A atividade faz parte do Projeto “Água Vida e Sabor” colocado em prática pela equipe escolar da unidade.
A pedagoga da unidade, Maria Lúcia de Oliveira Machado, explicou que o Projeto “Água Vida e Sabor” foi implementado pelos professores de Geografia Anderson Aquino, de Ciências Denize Gomes Duarte, e de História Lindofer Polonini, e desenvolvido por toda equipe escolar da Unidade de Internação.
“Os principais objetivos do Projeto são identificar a presença da água no cotidiano e reconhecer sua importância como recurso natural indispensável à vida no planeta, compreender as noções de uso da água, com intervenção e sem intervenção e uso sustentável dos recursos hídricos, zelar pela qualidade de nossas águas e pelo acesso de todos os seres humanos e seres vivos à água, dentre outros”, disse Maria Lúcia.
A representante da Foz do Brasil e palestrante Micheline Bernabé acompanhou os socioeducandos durante a visita à concessionária e explicou como é feito o tratamento.
Os socioeducandos fizeram uma avaliação da visita monitorada e afirmaram que serão multiplicadores do que aprenderam. Além disso, receberam kit brinde, contendo bolsa, folder e caneta, além de um lanche oferecido pela empresa.
Nesta sexta-feira (22) será encerrada a programação do projeto com um lanche especial para os adolescentes.
Foz do Brasil
A Foz do Brasil é a concessionária dos serviços de água e esgoto de Cachoeiro de Itapemirim, um dos primeiros municípios brasileiros a solucionar as questões de saneamento básico com a parceria entre a iniciativa privada e o poder público. A empresa faz parte da Odebrecht Engenharia Ambiental, que atua em 16 cidades brasileiras.
O trabalho da concessionária é baseado na Tecnologia Empresarial Odebrecht com responsabilidade socioambiental. Em Cachoeiro, o número de imóveis com sistema de esgotamento sanitário saltou de 5% para 92,5% na área urbana. E o abastecimento de água tratada chega a 99,5% dos imóveis.
Para garantir o sucesso desse trabalho, a Foz do Brasil envolve a comunidade na preservação ambiental, apoiando e criando ações, junto do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Itapemirim, como os programas de educação ambiental que mobilizam estudantes de todos os níveis.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Gabriela Galvão
Tel: (27)3636.5484/9932.7739
E-mail: comunicacaoiases@yahoo.com.br
comunicacao@iases.es.gov.br