17/08/2011 11h20 - Atualizado em 01/07/2016 10h15

Unidades Regionais Norte do Iases promovem campanha de arrecadação de livros

As Unidades Regionais Norte do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), localizadas em Linhares, estão realizando a primeira campanha de arrecadação de livros, que tem como objetivo aumentar e qualificar o acervo das bibliotecas das Unidades de Internação Provisória e de Internação e assim, estimular o hábito da leitura entre os adolescentes.

Durante todo o mês de agosto, funcionários, visitantes, parceiros e familiares poderão fazer doações para compor o acervo das bibliotecas. São aceitos livros de literatura, de autoajuda, de história, além de gibis e revistas temáticas. As doações deverão ser depositadas nas caixas localizadas na entrada e no interior das Unidades em Linhares e serão recolhidas semanalmente.

A campanha está sendo coordenada pelas equipes pedagógicas e técnicas das Unidades. De acordo com a profissional de Inclusão Social, Karina Cometti, a arrecadação voluntária de livros também visa à integração entre a comunidade socioeducativa.

“Os meninos estão muito interessados em conhecer autores do Espírito Santo e também ler clássicos da literatura brasileira. A doação voluntária de livros faz com que consigamos criar um acervo bem variado, estimulando a leitura e ampliando os conhecimentos adquiridos durante as atividades de escolarização. Quando a pessoa lê, ela melhora o vocabulário, a atenção e é mais crítica. Ela consegue visualizar um futuro melhor por meio da leitura”, disse Karina.






Unidades Regionais Norte

As Unidades de Internação Provisória e de Internação Regionais Norte do Iases estão sendo ocupadas gradativamente. A gestão das regionais é realizada de forma compartilhada entre o Iases e a Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), através de um contrato de gestão firmado entre a organização social e o Governo do Espírito Santo.

A metodologia de atendimento realizada nas Unidades Norte tem como base o Modelo Pedagógico Contextualizado (MPC), onde os adolescentes evoluem no processo socioeducativo por meio de programas compostos de atividades de escolarização, oficinas pedagógicas, profissionalizantes, de esportes, lazer, cultura, inserção sócio comunitária, sócio familiar e sócio terapêuticas, que visam a reabilitar e readaptar os jovens para um novo convívio social.

Informações à Imprensa:
Assessoria de comunicação/ Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels: (27) 3636.5453 / (27) 9932. 7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacao@iases.es.gov.br
Texto: Éricka Almeida
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard