24/08/2012 14h05 - Atualizado em 01/07/2016 11h05

Unidades dos Iases promovem semana comemorativa ao folclore

Esta semana, as Unidades do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), realizaram atividades comemorativas ao Dia do Folclore, celebrado na quarta-feira (22). Com objetivo de informar aos socioeducandos sobre os costumes e o folclore capixaba e brasileiro, diversas atividades temáticas foram realizadas.

A Unidade de Internação Provisória Regional Sul, localizada em Cachoeiro de Itapemirim, executou durante esta semana um projeto com o tema “Folclore”, onde os socioeducandos tiveram contato com a diversidade da cultura brasileira, através de atividades recreativas e didáticas.

Em sala de aula, os alunos realizaram pesquisas, leituras e confeccionaram cartazes visando à promoção do conhecimento da cultura local e nacional. Atividades artesanais e artísticas, apresentações de vídeos e confecção de painéis sobre o tema com provérbios e ditados populares também movimentaram a jornada dos adolescentes. Também teve espaço para as brincadeiras como o tradicional “pião”.

De acordo com a pedagoga Priscilla Moulin, o projeto teve o objetivo de trabalhar a data comemorativa e estimular o conhecimento dos adolescentes acerca das expressões folclóricas da cultura brasileira. “O objetivo foi resgatar, vivenciar e valorizar as manifestações culturais e incentivar ao conhecimento e as caracteristicas populares”, disse.

Já a Unidade de Internação Provisória I (UNIP I), localizada em Cariacica-Sede, a semana também foi cheia de programações relativas ao tema. A Unidade montou uma exposição folclórica com o objetivo promover o conhecimento dos adolescentes, servidores, familiares e visitantes e o acesso a informações e à cultura de diversas regiões do Brasil.

A exposição contou com trabalhos temáticos diversos com foco nas lendas brasileiras, nas comidas típicas, brincadeiras, cantigas, pontos turísticos, costumes e crenças dos quatro cantos do Brasil. Rodas de leitura sobre as lendas folclóricas brasileiras, painéis informativos do folclore capixaba, máscaras e fantoches, bem como atividades de dobraduras e cartazes decorativos fizeram parte da exposição.


“A participação e o interesse dos socioeducandos pelo tema foi fundamental para o sucesso da exposição. Foi muito bom ver o envolvimento dos adolescentes para que a exposição ocorresse com tanta variedade de atividades e com a total participação dos socioeducandos”, destacou a pedagoga Adreia Tozzato ao falar dos resultados do projeto.

A Unidade Feminina de Internação (UFI), localizada em Cariacica-Sede, também comemorou a data com uma oficina de origamis com as socioeducandas. Por meio das técnicas de dobradura de papeis coloridos, as meninas confeccionaram personagens das lendas folclóricas como: boto cor de rosa, curupira, lobisomem, mula sem cabeça, saci pererê, dentre outros.

Já a Unidade de Internação Regional Norte realizou um evento comemorativo ao Dia do Folclore, recebendo visitantes, que apresentaram expressões artísticas e culturais de valorização das tradições e características folclóricas locais e nacionais, como o congo capixaba.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tel. (27) 3636-5453/9932-7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
www.iases.es.gov.br
Texto: Daiane Delpupo
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard