01/08/2011 13h25 - Atualizado em 01/07/2016 10h14

Unidades do Iases realizam assembleia de famílias

O Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), por meio do Núcleo de Abordagem Familiar e Comunitária, da Gerência Pedagógica e das Gerências Socioeducativas das Unidades, realizaram na última semana, assembleias familiares que reuniram pais de adolescentes da Unidade de Internação Socioeducativa (Unis), das meninas da Unidade Feminina de Internação (UFI), ambas localizadas em Cariacica-Sede, e do Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), em Tucum, Cariacica.

A primeira assembleia familiar aconteceu no Espaço Pedagógico da Unis, em Cariacica-Sede, na sexta-feira (29), e reuniu aproximadamente 14 famílias. O objetivo do encontro foi informar os pais sobre a situação escolar de seus filhos, bem como do funcionamento das escolas nas Unidades para que assim, eles também participem da vida escolar dos meninos.

“É muito importante haver a integração do aluno, família e escola durante o processo socioeducativo. A reunião contou com a presença das famílias e também dos adolescentes. Os familiares dos socioeducandos puderam conhecer o método que está sendo utilizado na escolarização, que segue o modelo Educação de Jovens e Adultos (EJA), e também as atividades pedagógicas e profissionalizantes desenvolvidas com os adolescentes”, disse a pedagoga Márcia Querubino Alves, que coordena as ações de escolarização.

No domingo (31), as assembleias familiares foram realizadas na UFI, em Cariacica-Sede, e no CSE, em Tucum, Cariacica. Na UFI, os familiares das adolescentes debateram e refletiram sobre a importância do acompanhamento familiar no processo socioeducativo. “Também foi debatido a importância da família na educação dos filhos como forma de prevenção ao cometimento do ato infracional”, disse Maria Brigida Casagrande, gerente da UFI.

No CSE, em Tucum, Cariacica, a assembleia de famílias foi marcada por ritos cheios de simbolismos. O adolescente recém chegado ao Centro recebeu dos familiares um bonsai, que na cultura japonesa significa ‘árvore em bandeja’, que representa simbolicamente a presença da família na Unidade. O socioeducando terá que cuidar da planta enquanto estiver cumprindo a medida socioeducativa de internação no local.

Já os familiares receberam medalhas, entregues pelos adolescentes, simbolizando o comprometimento e o acompanhamento dos mesmos no processo socioeducativo. A assembleia familiar é uma ação prevista no programa de atendimento realizado no CSE, com base no Modelo Pedagógico Contextualizado (MPC). O MPC é uma metodologia de atendimento aplicada no CSE pelos profissionais da Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), por meio de um contrato de gestão compartilhada firmado com o Iases, realizada de forma diferenciada e individualizada, onde os adolescentes conquistam etapas progressivas, seguidas em cada alojamento, com atividades de escolarização, oficinas pedagógicas, esportes e lazer.

Informações à Imprensa:
Assessoria de comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels: (27) 3636.5453 / (27) 9932. 7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacao@iases.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard