O clima das festas juninas e dos arraiás de São João já contagiam as Unidades do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases). Durante essa semana, adolescentes e equipes socioeducativas estão integrados nos preparativos para as comemorações que prometem muita animação.
Nesta semana, na quinta-feira (28), estão previstos arraiás na Unidade de Internação Regional Norte do Iases, em Linhares, e na Unidade de Internação Provisória I (Unip I), em Cariacica-Sede. Já na sexta-feira (29), será realizado o arraiá da Unidade Feminina de Internação (UFI), também localizada em Cariacica-Sede.
Para as festividades estão previstas muitas atrações como apresentação de danças típicas, concurso de forró, brincadeiras e barraquinhas de comidas típicas. As meninas da UFI ainda estão ensaiando uma dança country para animar ainda mais a festa na unidade. Já na Unip I, os adolescentes e professores estão trabalhando a semana toda para preparar o “Arraiá da União”. O tema foi estudado dentro de sala de aula e a ornamentação está sendo preparada cuidadosamente para a festa.
“Os professores trabalharam o tema em sala de aula, explicando todo o significado cultural e tradicional da data que comemora também o dia de São João”, disse a pedagoga Ana Carolina Macal.
Para o mês de julho, estão programados arraiás de São João no Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), localizado em Tucum, Cariacica, e na Unidade de Internação Provisória II (Unip II), em Cariacica-Sede.
O ciclo de comemorações festivas foi aberto na última semana na Unidade de Internação Provisória Regional Sul, localizada em Cachoeiro de Itapemirim, com o Projeto “Festa Junina – Significados e Valores”. A ação coordenada pela pedagoga Andreia Cabral, pelos professores da Secretaria de Estado da Educação (Sedu), que atuam na escolarização no local, e pela equipe pedagógica, teve como objetivo, integrar os socioeducandos e estabelecer o resgate social, o exercício da cidadania e da cultura, através de ações solidárias, participativas, de integração e de lazer.
“A festa junina se constitui em uma atividade temática rica onde podem ser explorados diversos tipos de linguagem popular e cultural, levando ao socioeducando o conhecimento da origem da festa junina, seus símbolos e seus valores”, afirmou a professora Pâmela da Cunha.
Para a pedagoga Andreia Cabral a comemoração promoveu também momentos de muita diversão e integração entre os socioeducandos e toda a comunidade socioeducativa. “O arraiá reuniu todos os adolescentes em um ambiente saudável, cultural e alegre e integrou toda a equipe pedagógica, professores e educadores”, disse.
Informações à Imprensa:Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tel. (27) 3636-5451/9932-7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
www.iases.es.gov.br
Texto: Daiane Delpupo