11/03/2011 11h30 - Atualizado em 01/07/2016 09h40

Unidades do Iases encerram atividades de Carnaval

Duas unidades do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases) encerraram, nesta sexta-feira (11), as atividades temáticas de Carnaval desenvolvidas desde a semana passada com o objetivo de levar integração, diversão e cultura aos adolescentes em conflito com a lei.

Na Unidade Feminina de Internação (UFI), em Cariacica-Sede, um animado baile pós Carnaval agitou as meninas na manhã desta sexta-feira (11). Além de comemorar o fim do período de folia, a atividade também faz parte da Semana da Mulher iniciada nesta quinta-feira (10), na Unidade, para comemorar o Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 08 deste mês.

As adolescentes receberam na Unidade dois integrantes da escola de samba Mocidade Unida da Glória (MUG), de Vila Velha, a grande campeã do Carnaval capixaba, que realizaram um workshop sobre samba. As meninas conheceram os instrumentos que formam a bateria de escola de samba e ainda aprenderam a tocar instrumentos de percussão junto com os ritmistas convidados. As meninas também vestiram algumas fantasias utilizadas no desfile da escola.



“Foi um momento muito especial e divertido. As adolescentes sambaram e tocaram os instrumentos junto com os dois integrantes da MUG. Pudemos ver a felicidade das adolescentes”, disse Mirtes Basílio, subgerente pedagógica da UFI.

Já os meninos do Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), localizado em Tucum, Cariacica, participaram nesta sexta-feira (11) de um concurso interno que elegeu o alojamento com a decoração mais criativa deste Carnaval. O concurso encerra uma gincana ocorrida durante o feriado na Unidade.

O evento foi realizado no auditório do CSE e contou com a participação dos adolescentes e também da equipe de socioeducadores da Unidade. Durante a confraternização os meninos apresentaram os sambas e músicas de Carnaval que compuseram e ensaiaram durante a semana comemorativa.

Após a apresentação, os grandes vencedores da gincana decorativa foram premiados. Os adolescentes do alojamento denominado “Motivação”, correspondente ao primeiro programa socioeducativo desenvolvido por etapas progressivas na Unidade com base no Modelo Pedagógico Contextualizado (MPC), se destacaram como os vencedores do concurso.

De acordo com a profissional de Inclusão Social do CSE, Fabiane Emerich, a gincana de carnaval foi marcada por momentos de diversão e educação.

“Todos os adolescentes se empenharam nesta atividade e participaram com entusiasmo da composição dos sambas e também da decoração de todas as casas. O objetivo foi promover a cultura e o conhecimento sobre o contexto histórico desta ‘festa’ que faz parte da cultura do brasileiro. O objetivo foi alcançado”, disse Fabiane.

MPC
O MPC é um programa de atendimento socioeducativo, realizado em fases progressivas, que tem como objetivo oferecer intervenção integral aos adolescentes em conflito com a lei e com suas famílias, por meio de processos pedagógicos, socioterapêuticos, sistêmicos e reflexivos, que permitam sua reabilitação e readaptação, ampliando também as possibilidades de desenvolvimento social e econômico. O MPC é aplicado no CSE por profissionais da Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), por meio de um contrato de gestão firmado com o Governo do Estado por meio do Iases.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3233.5403 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
Texto: Éricka Almeida
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard