24/08/2011 06h24 - Atualizado em 01/07/2016 10h15

Unidades do Iases comemoram Dia do Folclore com semana de atividades especiais

O Dia do Folclore, comemorado nesta segunda-feira (22), está servindo de inspiração para uma série de atividades especiais nas Unidades de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases). Durante toda a semana, temas ligados ao folclore brasileiro e também de nosso Estado, estarão sendo trabalhados dentro das Unidades com os adolescentes em conflito com a lei.

Na Unidade de Internação Socioeducativa (Unis), localizada em Cariacica-Sede, por exemplo, às atividades temáticas em comemoração ao Dia do Folclore envolveu toda a equipe pedagógica e os professores da Secretaria de Estado da Educação (Sedu) de todas as disciplinas. Eles desenvolveram projetos paralelos e interdisciplinares à escolarização com o objetivo de resgatar os valores das brincadeiras folclóricas e das tradições que foram criadas através do povo e passadas de geração em geração.

Dentre as atividades estão: grupos de leituras de lendas e provérbios, sessão de cinema e ainda uma oficina de culinária da qual os adolescentes conheceram sobre as comidas típicas de nosso país e ajudaram a equipe técnica a preparar o almoço especial nesta terça-feira (23): uma feijoada.

“Nosso objetivo está sendo resgatar valores e demonstrar a importância de preservar a cultura folclórica e as tradições sociais existentes em tantos elementos, como na culinária, por exemplo, tão importantes em nosso dia a dia”, disse a pedagoga Márcia Querubino.



Na Unidade de Internação Provisória I (Unip I), em Cariacica-Sede, o tema também está sendo trabalhado de forma interdisciplinar com o objetivo promover o conhecimento sobre o folclore, a cultura e a cidadania.

As professoras da Sedu, Maria da Penha da Silva e Maria Solanger Savergnini, por exemplo, trabalharam a história das lendas e dos personagens folclóricos com um toque de arte. “Os adolescentes construíram um painel decorativo com a figura folclórica do Saci onde trabalharam a arte da pintura com as mãos”, disse Edneide Paula, pedagoga da Unip. Além desta atividade, as professoras Jeane Peterle e Lais Alves também auxiliaram os adolescentes a construir um painel decorativo que foi afixado na entrada do Espaço Pedagógico da Unidade para comemorar o Dia do Folclore.

Na Unip I, as atividades sobre o tema também “ultrapassaram” as salas de aula. Os adolescentes participaram de uma aula de matemática diferenciada onde aprenderam a receita da tradicional Canjica doce e colocaram a mão na massa para a produção. “Os adolescentes aprenderam sobre peso e medidas e produziram uma canjica doce”, disse Edineide.





Já no Centro Socioeduvativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), em Tucum, Cariacica, os adolescentes estão montando uma exposição artística sobre o tema e confeccionando cartazes com desenhos sobre as lendas, os mitos e sobre a culinária popular.



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3636.5453 / 3636.5451/ 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard