Incentivar uma atividade física regular, com orientação profissional, visando promover à saúde, o bem estar e o combate à hipertensão entre adolescentes e jovens socioeducandos é o que propõe um novo programa esportivo desenvolvido na Unidade de Internação Socioeducativa (Unis), do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), localizada em Cariacica-Sede.
Nesta semana, os adolescentes e jovens da Unis iniciaram um programa de caminhada monitorada que será acompanhada periodicamente pelo professor de Educação Física, Michel Zetun. O objetivo do projeto denominado “Caminhada contra a Hipertensão” é incentivar a prática de exercícios físicos, combater o sedentarismo e ainda a prevenir doenças crônicas como a hipertensão, além de melhorar o condicionamento cardiovascular, respiratório e físico dos jovens socioeducandos.
Inicialmente, as caminhadas monitoradas serão realizadas duas vezes na semana com duração média de 30 minutos. A atividade terá continuidade na Unis e a expectativa do programa é aumentar a duração e frequência das atividades físicas, de acordo com o condicionamento físico de cada socioeducando.
Os socioeducandos serão constantemente acompanhados pelo professor de Educação Física e por profissionais do Núcleo de Saúde do Iases, que serão responsáveis por verificar a pressão arterial e dar suporte assistencial de saúde aos participantes do programa esportivo.
A iniciativa é do coordenador de esportes da Gerência Pedagógica do Iases, Leonardo Menezes Groberio, que avalia os benefícios que um programa esportivo pode trazer para a saúde dos jovens.
“O programa objetiva o tratamento dos jovens que apresentam algum problema de hipertensão, mas visa, ainda, conscientizar todos sobre as consequências de uma vida sedentária e sobre a importância de hábitos saudáveis como a prática de exercícios físicos, uma alimentação saudável, dentre outras ações de promoção à saúde”, disse Leonardo.
Em todas as Unidades do Iases, as mais diversas atividades esportivas estão inseridas na jornada pedagógica e, assim como a escolarização e a qualificação profissional, visam promover o convívio, a saúde e o bem estar, além da reinserção social dos adolescentes junto à sociedade.
Informações à Imprensa:Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tel. (27) 3636-5451/9932-7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
www.iases.es.gov.br
Texto: Daiane Delpupo