21/07/2011 09h14 - Atualizado em 01/07/2016 10h14

Trabalho com adolescentes do Iases atrai a atenção de visitantes internacionais

O Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases) recebeu nos últimos dias no Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), localizado em Tucum, Cariacica, representações sociais internacionais da África do Sul e da Índia, que conheceram a experiência de sucesso e de resultados no atendimento aos adolescentes em conflito com a lei realizada pelo Governo do Espírito Santo.

Acompanhados da equipe da ArcelorMittal Tubarão, parceira do Iases no desenvolvimento de ações voltadas para a política social e socioeducativa, o gerente de infraestrutura da ArcelorMittal na Índia, Subhas Chandra Kar, esteve no Centro nesta quarta-feira (20) e a gerente de responsabilidade social Maggie Mopedi, que atua na África do Sul, visitou a unidade no último dia 12. A apresentação do Centro, bem como dos programas e das atividades foi realizada pelos próprios socioeducandos.

Ao conhecer a estrutura e o programa de atendimento socioeducativo baseado no Modelo Pedagógico Contextualizado (MPC), os visitantes ficaram impressionados. “A primeira coisa que pensei quando me convidaram para visitar o Centro foi que iria encontrar uma ‘cadeia’. Me surpreendi ao ver um local organizado e com muita disciplina. O programa de atendimento é bem desenhado e a experiência de trabalho demonstra que é possível transformar conceitos de utopias em outras realidades e manter o funcionamento de um local como este com sustentabilidade. É motivador saber que o Governo investe nesta experiência e como funcionário da ArcelorMittal, me orgulho em saber que a empresa faz parte desta ação”, disse Subhas Chandra Kar, que atua na Índia.

Já a representante da ArcelorMittal na África do Sul, Maggie Mopedi, disse que: “Conhecer este trabalho excedeu minhas expectativas. É a primeira vez que conheço um projeto como este no Brasil e aqui conheci pessoas que estão sendo reabilitadas com novas perspectivas de vida. Os projetos sociais que trabalho são diferentes, mas é uma experiência que vale referênciar fora do país”.

O representante da ArcelorMittal no Espírito Santo, Paulo Henrique Marques, disse que os visitantes internacionais estão no Brasil participando do programa “Férias Solidárias”, desenvolvido pela ArcelorMittal, onde durante cinco dias “trabalham” e conhecem em projetos sociais apoiados pela empresa. “O trabalho desenvolvido no CSE tem uma metodologia social bem definida e o objetivo desta visita é que eles possam conhecer as boas práticas, as experiências de sucesso e levá-las como referências para outros países”, disse.

O Modelo Pedagógico Contextualizado (MPC), que eles conheceram é uma metodologia de atendimento diferenciada onde os adolescentes evoluem no processo socioeducativo por meio de programas compostos de atividades de escolarização, oficinas pedagógicas, profissionalizantes, de esportes, lazer, cultura, inserção sócio comunitária, sócio familiar e sócio terapêuticas. Esses programas visam a reabilitar e readaptar os jovens para um novo convívio social, aplicada no local de forma inovadora.

O MPC é operado por meio de um contrato de gestão compartilhada entre o Governo do Espírito Santo, por meio do Iases, com uma organização social, a Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis).

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3636.5453 / 3636.5451 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard