Trabalhar o equilíbrio psicológico e corporal dos socioeducandos utilizando terapias holísticas. Essa é uma das alternativas utilizadas no tratamento de saúde e na busca do bem estar que estão sendo desenvolvidas nas Unidades Regionais Norte do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), localizadas em Linhares.
Os socioeducandos estão participando de atividades terapêuticas conhecidas como abordagens holísticas, como acupuntura, massagem, pilates, jump e cromoterapia, que visam trabalhar o autoequilíbrio, o estresse físico e emocional, bem como sintomas de dores corporais e musculares, insônias, depressão, dentre outras.
As atividades iniciadas nas unidades recentemente estão contemplando todos os socioeducandos e, de acordo com o coordenador terapêutico Wagner Rodrigues da Silva, já vêm apresentando resultados no desenvolvimento do processo socioeducativo.
O coordenador terapêutico Wagner explicou que, hoje, a terapia holística é uma das alternativas de tratamento de saúde que mais cresce no mundo e o aumento da procura é motivado principalmente pela forma como essas técnicas enfocam o ser humano e seus problemas. A terapia holística busca na pessoa o autoequilíbrio social, psicológico e corpóreo por meio da correção de seus próprios recursos físicos, energéticos e emocionais.
“Cada técnica tem seus próprios objetivos e pretensões e as pessoas reagem de modo diferente. Ao aplicá-las de forma alternativa, procuramos oferecer aos adolescentes o bem estar, a qualidade de vida e a saúde, utilizando diversas técnicas milenares e modernas, sempre suaves e naturais, proporcionando harmonia, autoconhecimento e incrementando sua capacidade de ser bem sucedido”, disse o coordenador terapêutico Wagner Rodrigues da Silva.
Unidades Regionais Norte
A gestão das Unidades Regionais de Internação Provisória e de Internação Norte do Iases é realizada de forma compartilhada entre o Iases e a Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), por um contrato de gestão firmado entre a organização social e o Governo do Espírito Santo.
O atendimento aos adolescentes em conflito com a lei é realizado com base na metodologia do Modelo Pedagógico Contextualizado (MPC), um programa de atendimento diferenciado que tem como objetivo oferecer intervenção integral aos adolescentes em conflito com a lei e com suas famílias, por meio de processos pedagógicos, socioterapêuticos, sistêmicos e reflexivos que permitam sua reabilitação e readaptação, ampliando também as possibilidades de desenvolvimento.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3636-5451 / 3636.5453 / 9932-7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
www.iases.es.gov.br