Três servidores da Fundação Casa, do Estado de São Paulo, estão no Espírito Santo para conhecer as experiências e as boas práticas do sistema de atendimento socioeducativo capixaba, principalmente no que tange às ações de gestão compartilhada entre o Governo do Espírito Santo e organizações sociais para o atendimento a adolescentes em conflito com a lei.
Nesta quarta-feira (24), os visitantes estão participando de uma reunião técnica com o diretor administrativo e financeiro do Iases, Jorge Teixeira e Silva Neto, e outros servidores do Instituto, para conhecer todo o processo de funcionamento do contrato de gestão compartilhada entre o Governo e uma Organização Social.
Estão no Estado, desde terça-feira (23), dois assessores da presidência da Fundação Casa, Adilson Fernandes de Souza, Maurício da Silva Correa, e o auditor Orlando de Maria Junior, que vieram conhecer a experiência de sucesso do Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), localizado em Tucum, Cariacica, que está em funcionamento há mais de dois anos. Eles também vão obter informações acerca das novas unidades regionalizadas, localizadas em Linhares e Cachoeiro de Itapemirim, que também estão funcionando com o modelo de gestão compartilhada entre o Iases e uma organização social.
Na terça-feira (23), os servidores de São Paulo realizaram uma visita ao CSE, em Tucum, Cariacica, onde conheceram a estrutura da unidade, construída em parceria com o Governo Federal, que possui uma arquitetura diferenciada, de acordo com as diretrizes do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase).
Eles também obtiveram informações acerca do modelo de atendimento aplicado no local pela Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), organização social que atua no Centro através de um contrato de gestão compartilhada com o Governo do Espírito Santo por meio do Iases.
O atendimento dos adolescentes é realizado com base no Modelo Pedagógico Contextualizado (MPC), uma metodologia de atendimento onde os adolescentes evoluem no processo socioeducativo por meio de programas compostos de atividades de escolarização, oficinas pedagógicas, profissionalizantes, de esportes, lazer, cultura, inserção sócio comunitária, sócio familiar e sócio terapêuticas. Esses programas visam a reabilitar e readaptar os jovens para um novo convívio social, aplicada no local de forma inovadora.
A visita foi acompanhada pelo gerente do CSE, Rodrigo Trindade; pela subgerente do Centro, Carla Souza Campos; pela gerente de monitoramento e avaliação, Maria da Glória Moraes de Castro; pelo assessor da presidência, Aildison Vargas de Souza Junior; e pelos representantes da Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis) - organização social que atua no local, Gerardo Mondragón, diretor executivo; e Edna Souza, assessora técnica. Enquanto percorriam os espaços do CSE, os visitantes também tiveram a oportunidade de conversar e interagir com socioeducandos que estavam participando de atividades pedagógicas.
Atualmente, o Iases possui contratos de gestão compartilhada com duas organizações sociais: a Acadis que atua no CSE, em Tucum, Cariacica, e nas Unidades Regionais Norte, em Linhares; e com o Instituto Capixaba de Integração Sócio-econômica de Cidadãos (Icisec), que atua nas Unidades Regionais Sul, em Cachoeiro de Itapemirim.
“Viemos, principalmente, conhecer o funcionamento das Unidades que funcionam com parcerias compartilhadas para fazer um estudo sobre esta modalidade de gestão. Gostamos muito da experiência e vamos trabalhar com esta referência em São Paulo”, disse o assessor da Fundação Casa, Adilson Fernandes de Souza.
Informações à Imprensa:Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3636.5453 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br