Os adolescentes do Núcleo de Atendimento Socioeducativo (Nase), programa de medidas socioeducativas em meio aberto realizado pela Prefeitura de Linhares em parceria com o Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), visitaram na última semana, a Reserva Ecológica da Vale do Rio Doce, localizada em Sooretama, Norte do Estado, onde realizaram uma trilha e conheceram várias espécies de animais, árvores nativas e caraterísticas ecológicas da região.
De acordo com informações de guias ecológicos do local, a área da reserva alcança um total de 22 mil hectares de terra, o que equivaleria a aproximadamente 22 mil campos de futebol. Atualmente a reserva, localizada no Espírito Santo, possui mais espécies de aves do que existe hoje em toda a Europa. O local também tem um museu onde os adolescentes puderam ver animais empalhados e ainda conhecer o acervo de estudos sobre insetos que atrai vários especialistas e estudiosos da área.
Para os adolescentes, a visita foi muito importante para adquirir conhecimento. “Este passeio melhorou muito meu cuidado com a preservação”, disse um dos jovens que participou do passeio.
De acordo com a equipe do Nase de Linhares já estão sendo programadas outras visitas de cunho sociopedagógicos, culturais e de lazer para os adolescentes.
Medidas Socioeducativas em Meio Aberto
Atualmente, 23 municípios desenvolvem programas de Liberdade Assistida (LA) e Prestação de Serviços à Comunidade (PSC), por meio de cooperação técnica e ou financeira com o Iases.
A Liberdade Assistida e a Prestação de Serviço à Comunidade são medidas socioeducativas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente que podem ser aplicadas a qualquer adolescente, no caso de atos infracionais de baixo potencial ofensivo e que não representem grave ameaça à vida. A decisão é definida por um juiz. Elas garantem ao socioeducando o direito à convivência familiar e comunitária, ou seja, ele cumpre a medida judicial, porém em liberdade.
Os programas de LA criam condições para que o adolescente construa um projeto de vida que contemple uma ruptura com a trajetória de transgressão. Há um acompanhamento integral do socioeducando e de sua família nas áreas da saúde, educação, profissionalização e assistência.
De acordo com o Estatuto, poderão ser aplicadas ao adolescente as seguintes medidas: advertência, obrigação de reparar o dano, prestação de serviços à comunidade, liberdade assistida, semiliberdade e internação.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/ Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels: (27) 3636.5453 / 3636.5451 / (27) 9932. 7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacao@iases.es.gov.br