19/07/2011 11h29 - Atualizado em 01/07/2016 10h14

Socioeducandos visitam reserva ecológica no Norte do Estado

Os adolescentes do Núcleo de Atendimento Socioeducativo (Nase), programa de medidas socioeducativas em meio aberto realizado pela Prefeitura de Linhares em parceria com o Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), visitaram na última semana, a Reserva Ecológica da Vale do Rio Doce, localizada em Sooretama, Norte do Estado, onde realizaram uma trilha e conheceram várias espécies de animais, árvores nativas e caraterísticas ecológicas da região.

De acordo com informações de guias ecológicos do local, a área da reserva alcança um total de 22 mil hectares de terra, o que equivaleria a aproximadamente 22 mil campos de futebol. Atualmente a reserva, localizada no Espírito Santo, possui mais espécies de aves do que existe hoje em toda a Europa. O local também tem um museu onde os adolescentes puderam ver animais empalhados e ainda conhecer o acervo de estudos sobre insetos que atrai vários especialistas e estudiosos da área.

Para os adolescentes, a visita foi muito importante para adquirir conhecimento. “Este passeio melhorou muito meu cuidado com a preservação”, disse um dos jovens que participou do passeio.

De acordo com a equipe do Nase de Linhares já estão sendo programadas outras visitas de cunho sociopedagógicos, culturais e de lazer para os adolescentes.

Medidas Socioeducativas em Meio Aberto

Atualmente, 23 municípios desenvolvem programas de Liberdade Assistida (LA) e Prestação de Serviços à Comunidade (PSC), por meio de cooperação técnica e ou financeira com o Iases.

A Liberdade Assistida e a Prestação de Serviço à Comunidade são medidas socioeducativas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente que podem ser aplicadas a qualquer adolescente, no caso de atos infracionais de baixo potencial ofensivo e que não representem grave ameaça à vida. A decisão é definida por um juiz. Elas garantem ao socioeducando o direito à convivência familiar e comunitária, ou seja, ele cumpre a medida judicial, porém em liberdade.

Os programas de LA criam condições para que o adolescente construa um projeto de vida que contemple uma ruptura com a trajetória de transgressão. Há um acompanhamento integral do socioeducando e de sua família nas áreas da saúde, educação, profissionalização e assistência.

De acordo com o Estatuto, poderão ser aplicadas ao adolescente as seguintes medidas: advertência, obrigação de reparar o dano, prestação de serviços à comunidade, liberdade assistida, semiliberdade e internação.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/ Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels: (27) 3636.5453 / 3636.5451 / (27) 9932. 7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacao@iases.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard