25/07/2011 06h26 - Atualizado em 01/07/2016 10h14

Socioeducandos do Iases apresentam relatos de vida em capacitação de profissionais da educação na Serra

Dois adolescentes do Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), participaram nesta semana, de um encontro de formação continuada que reuniu profissionais da Secretaria Municipal de Educação da Serra, onde apresentaram seus relatos de vida e o trabalho desenvolvido pelo Iases no atendimento aos adolescentes em conflito com a lei no Estado do Espírito Santo.

O trabalho com adolescentes em conflito com a lei no Estado também foi referenciado pelos especialistas em atendimento socioeducativo da Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), organização social que atua em Unidades em três unidades de atendimento através de uma gestão compartilhada com o Governo do Espírito Santo: Gerardo Mondragón, diretor executivo; Edna Lúcia Gomes de Souza, assessora técnica e mais dois socioeducadores especialistas em segurança, Bruno de Melo e Marcos Moreira.

O diretor executivo da Acadis, Gerardo Mondragón, apresentou a experiência do “Modelo Pedagógico Contextualizado”, método de sua autoria que vem sendo aplicado com sucesso há mais de dois anos no CSE, onde os adolescentes evoluem no processo socioeducativo por meio de programas compostos de atividades de escolarização, oficinas pedagógicas, profissionalizantes, de esportes, lazer, cultura, inserção sócio comunitária, sócio familiar e sócio terapêuticas. Esses programas visam a reabilitar e readaptar os jovens para um novo convívio social, aplicada no local de forma inovadora.

Os especialistas em segurança, Bruno de Melo e Marcos Moreira, relataram a eficácia da segurança cidadã aplicada nas unidades do Iases onde os adolescentes são atendidos através dos programas do MPC.

Já a assessora técnica da Acadis, Lucia Gomes de Souza, apresentou uma palestra com o tema: “O Sistema de Garantia dos Direitos: a Educação, a Escola e a Violência”, que destacou a importância do trabalho em rede para as políticas públicas voltadas para crianças, adolescentes e jovens.

“A formação continuada foi muito importante para trabalharmos a socioeducação articulada com a educação, pois acreditamos que assim conseguimos alcançar resultados que efetivem as políticas públicas voltadas para as crianças e adolescentes”, disse a especialista em socioeducação Edna Lucia.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3636.5453 / 3636.5451 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard