08/07/2013 12h06 - Atualizado em 01/07/2016 11h23

Socioeducandos da Unisul apresentam telejornal em workshop

Com o tema "Os avanços e desafios na implementação dos Programas de Atendimento”, o workshop promovido pela Gerência de Meio Fechado do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), reuniu servidores de todos os setores da autarquia, que atentos, ouviram as apresentações dos quatro socioeducandos presentes no evento.

Realizado no auditório do Centro de Ciências Humanas e Naturais da Ufes, os próprios adolescentes da Unidade de Internação Sul, com a ajuda de alguns técnicos, apresentaram um telejornal explicando os trabalhos desenvolvidos na socioeducação seguindo os preceitos da pedagogia amigoniana.

Durante a apresentação, os meninos mostraram um pouco mais sobre o projeto, entrevistaram alguns servidores e esclareceram as dúvidas em relação à proposta pedagógica desenvolvida no Sul. Através da entrevista, ainda foi possível expor ao público presente os métodos e os modelos usados no formato educativo, destacando o adolescente como protagonista de seu próprio crescimento.

Ao final do workshop, um egresso que também acompanhou a gravação, foi entrevistado pelos socioeducandos, servindo de exemplo para os demais internos, uma vez que já se encontra inserido no mercado de trabalho, sendo contratado pela própria unidade.

Segundo a coordenadora de Inclusão Maria Lúcia de Oliveira Machado, “a participação dos garotos nestes encontros coletivos abre oportunidades para novos caminhos, privilegiando um aprendizado para o convívio social e para o exercício da cidadania de cada um”, ressalta.

Já o gerente técnico Diego Augusto Garcia ainda acrescentou sua felicidade e orgulho ao ver os internos dominando com sabedoria a apresentação: “Fiquei muito feliz. Através desse evento, todos puderam perceber que é possível a mudança de atitude e comportamento, dentro do desenvolvimento da proposta pedagógica executada na Unidade de Internação da Regional Sul”, concluiu Diego.

Pedagogia Amigoniana

Presente em 22 países do mundo, a pedagogia foi fundada pelo Frei Luis Amigo Y Ferrer, durante as congregações religiosas dos Terciários Capuchinhos. De acordo com modelo educativo, a pedagogia é dedicada aos atendimentos de adolescentes em programas de prevenção, comunidades terapêuticas, medidas de internação, dentre outras, atendendo a juventude marginalizada e aqueles que necessitam de ajuda, na perspectiva de encontrar um sentido para a avida de cada um.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Max Torezani
Tel: (27)3636.5484/9932.7739
E-mail: comunicacaoiases@yahoo.com.br
Texto: Geovana Chrystêllo

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard