23/10/2012 14h00 - Atualizado em 01/07/2016 11h15

Socioeducandos da Unis Sul participam da Campanha Outubro Rosa

A prevenção do câncer de mama não é apenas uma preocupação das mulheres. O cuidado e a conscientização sobre a doença também podem partir dos homens. Para despertar o interesse pelo tema nos socioeducandos, neste mês de outubro, está em vigor na Unidade de Internação da Regional Sul (Unis Sul)a Campanha Outubro Rosa, que está dando uma cara nova à unidade até o fim deste mês.

A meta, segundo a pedagoga intersetorial da Unis Sul, Maria Lúcia de Oliveira Machado, é despertar a conscientização sobre o valor da vida, exercício da cidadania, mostrar a importância dos cuidados com a saúde e o respeito aos direitos da mulher.

“O gesto de solidariedade é importante. Nossa intenção é sensibilizar as mulheres que trabalham na unidade. As educadoras têm feito trabalho com socioeducandos para que eles também abordem as mães, filhas, esposas, irmãs e avós. Eles demonstram interesse pelo assunto, resgatam valores até então esquecidos”, disse Maria Lúcia de Oliveira Machado.

Dentro da Unis Sul, um grupo de sete socioeducandos, sob a supervisão dos técnicos de referência do Terceiro Nível de Crescimento Pessoal da Unidade, já confeccionaram laços rosa, produziram cartazes e frases desde o início deste mês. Todo o material tem sido distribuído para as mulheres que frequentam a unidade.

Na última sexta-feira (19), os socioeducandos assistiram à palestra sobre o assunto ministrada pelo enfermeiro Jonathas Rodrigues Cristo, no espaço pedagógico da unidade.

Segundo Maria Lúcia Machado, o tema é pertinente a todas as mulheres principalmente aquelas que já estão com idade acima dos 40 anos, devendo ser levado a sério. “Temos que valorizar a saúde feminina e o alerta dado por todos”, frisou a pedagoga intersetorial da UNIS Sul.

Outubro Rosa

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou na década de 90 nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro. A campanha derrubou fronteiras e hoje vários países, incluindo o Brasil, realizam o evento que ajudam milhares de pessoas.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Gabriela Galvão
Tel. (27) 3636-5451 /9932-7739
comunicacaoiases@yahoo.com.br
www.iases.es.gov.br

2015 - 2025 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.