Os adolescentes das Unidades Regionais Sul do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), localizadas em Cachoeiro de Itapemirim, participaram nesta segunda (22) e quarta-feira (24) de ações de saúde denominadas de “Fique sabendo”, que tiveram como objetivo, promover o conhecimento e o acesso a informações acerca de doenças sexualmente transmissíveis. Além disso, também foram coletados sangue para exames laboratoriais.
A ação foi realizada em parceria com o Centro de Referência em Infectologia do Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim (Crias). Durante dois dias, os adolescentes tiraram dúvidas e aprenderam sobre a importância do cuidado com a saúde e os malefícios gerados através de doenças sexualmente transmissíveis.
Já a coleta de sangue para exames laboratoriais foi realizada com o objetivo de fazer um diagnóstico precoce sobre a existência ou não de Hepatite B e C, Sífilis e HIV, entre os adolescentes e assim, dar continuidade às ações de prevenção e ou tratamento especializado.
De acordo com o profissional de saúde, Jonathas Rodrigues Cristo, a campanha foi de extrema importância para os adolescentes, pois promoveu momentos de conhecimento e aprendizado sobre os cuidados que levam a uma vida mais saudável.
“Trabalhar com o conhecimento para a prevenção de qualquer tipo de doença é fundamental para qualquer cidadão desenvolver hábitos saudáveis. A realização de exames periódicos e o diagnóstico precoce também auxiliam para o desenvolvimento de uma vida saudável, pois favorece o bem estar e em casos de necessidade, um tratamento integral e especializado”, disse Jonathas.
Unidades Regionais Sul
As Unidades de Internação Provisória e de Internação da Regional Sul, em Cachoeiro de Itapemirim, estão sendo ocupadas de forma gradativa. A gestão do local é realizada de forma compartilhada entre o Iases e a organização social Instituto Capixaba de Integração Sócio-econômica de Cidadãos (Icisec), através de um contrato de gestão compartilhada. O atendimento socioeducativo realizado no local é baseando no Modelo Pedagógico Terapêutico Amigoniano.
Informações à Imprensa:Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3636.5453 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
Texto: Éricka Almeida