Adolescentes, familiares e socioeducadores da Unidade de Internação Regional Sul do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), localizada em Cachoeiro de Itapemirim, celebraram, nesta sexta-feira (27), a passagem de nível de sete socioeducandos dentro do projeto pedagógico desenvolvido na unidade. Os jovens ganharam certificados e camisas que representam o reconhecimento dos seus avanços pessoais e familiares.
A cerimônia contou com apresentações culturais e musicais. Os adolescentes preparam apresentações de teatro que retrataram as más influências, o envolvimento com a criminalidade e a superação de obstáculos. Além disso, os jovens que celebraram a passagem para o terceiro nível apresentaram uma metáfora que mostrou a saída dos adolescentes do “fundo do poço”.
A solenidade de passagem de nível contou com a presença do diretor administrativo e financeiro do Iases, Marcelo Zanúncio; do padre Manoel Antônio Parra Delgadillo, da representante do Poder Judiciário, Cláudia Tristão, do tenente Guilherme Thompson, representando o Poder Municipal, e da presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Edinete Mendes.
Socioeducadores de diferentes áreas do atendimento como agentes, técnicos, professores e oficineiros, foram chamados para entregar aos jovens os certificados e ajudá-los a vestir “nova camisa”, um ato simbólico que mostrou a todos que os adolescentes não estão sozinhos nessa nova fase.
Um dos adolescentes que celebrava sua evolução dentro do projeto aproveitou a oportunidade para agradecer. “Quero agradecer tudo o que a equipe da unidade está fazendo por mim. Hoje eu sou um novo homem. Aprendi a ter controle sobre minhas atitudes, ter responsabilidade e pensar em um futuro que dê orgulho para minha família”, falou.
Para encerrar a festa, foi feito um momento de agradecimento e, uma equipe de socioeducadores da unidade, preparou uma apresentação musical em homenagem aos jovens. As famílias e demais convidados também participaram de um lanche especial.
Passagem de Nível
O atendimento socioeducativo realizado nas unidades da Regional Sul é baseado no Modelo Pedagógico Terapêutico Amigoniano, que prevê níveis de crescimento e promoção dos socioeducandos com o objetivo de reforçar as atitudes positivas do adolescente ao longo do processo. As passagens são marcadas por um ritual, no qual a comunidade socioeducativa reconhece o desenvolvimento deste jovem.
O primeiro nível inclui os trabalhos iniciais realizados quando o adolescente entra na unidade. Essa primeira etapa inclui o período de acolhimento no qual o jovem conhece a rotina e as regras da unidade.
O Nível II inclui um trabalho voltado especialmente no tratamento emocional individual do adolescente com ênfase sociofamiliar. Esse nível possui três fases: Interiorização, Aprofundamento e Fortalecimento. Os adolescentes que estão nesta etapa de crescimento vão conquistando algumas coisas conforme seu comportamento, como saídas pedagógicas externas e portas abertas nos alojamentos.
O terceiro nível também inclui três fases. Entende-se que, neste momento, o adolescente tem autonomia sobre suas escolhas e deve começar a projetar o seu retorno para a sociedade. Socioeducandos deste nível podem realizar trabalhos com maior independência, fazer o acolhimento de adolescentes que iniciam o programa da unidade e podem ser monitores, acompanhando e auxiliando profissionais da unidade em atividades pedagógicas.
A gestão das unidades da Regional Sul é realizada pelo Iases em parceria com a Organização Social Instituto Capixaba de Integração Sócio-econômica de Cidadãos (Icisec), por meio de um contrato de gestão compartilhada.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
(27) 3636.5453
comunicacao@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
Lorenza Rodrigues Grativol
Tel. (27) 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
Gabriela Zorzal
Tel. (27) 9633.3592
Texto: Gabriela Zorzal