Promover a profissionalização através da arte e do artesanato. É assim que está sendo trabalhada parte da jornada sociopedagógica das adolescentes da Unidade Feminina de Internação (UFI), do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases). Nesta semana, foram iniciadas quatro oficinas de artesanato: de caixas decorativas, de tecelagem, de acessórios de moda e artesanato com retalhos.
De acordo com a subgerente pedagógica da UFI, Mirtes Basilio, as oficinas pedagógicas têm como objetivo principal trabalhar a socioeducação das adolescentes e promover a capacitação e a profissionalização através da arte e do artesanato.
As oficinas de caixas decorativas, de tecelagem e de acessórios artesanais foram iniciadas nesta quarta-feira (01), no Espaço Pedagógico do Iases, em Cariacica-Sede, e terão continuidade todas às quartas-feiras.
Na oficina de caixas decorativas, as meninas estão aprendendo a trabalhar o artesanato em peças de MDF, onde estão conhecendo técnicas de aplicação de texturas em madeira, pintura e decoupage. As aulas estão sendo ministradas pelo oficineiro João Rodrigues.
Já na oficina de acessórios artesanais, a professora Rosely Sette, está ensinando para as meninas, técnicas para a confecção de cachecol de lã, um dos principais acessórios de moda deste outono e inverno. A técnica utilizada na oficina é diferenciada, pois não utiliza agulhas, as peças são produzidas apenas com os dedos.
Na oficina de tecelagem, a confecção de peças de moda está sendo a principal atividade. As adolescentes estão aprendendo a confeccionar cintos manuseando um “tear chileno”, que segundo a oficineira Liliane Reis Amaro, é um “equipamento” que permite a elaboração de peças bem elaboradas, com misturas de cores e texturas.
Nesta oficina, as meninas estão “estudando” moda e combinação de cores para a produção das peças. Nas próximas aulas, as adolescentes vão aprender a confeccionar tapetes, caminho de mesas, bolsas e até capas de almofadas.
“As meninas adoraram as atividades das oficinas. Algumas acharam as técnicas fáceis e disseram que vão se dedicar ao aprendizado para que no futuro possam utilizá-lo como fonte de renda profissional e para ajudar as famílias”, disse a subgerente pedagógica Mirtes.
Já a oficineira Magna Lúcia, está trabalhando durante esta semana, uma oficina de artesanato com retalhos. As meninas estão aprendendo a confeccionar chaveiros em formato de bonecas pano e retalho. “O trabalho é de fácil aprendizado e autossustentável, pois utiliza apenas materiais recicláveis, como retalhos, espuma, linha e agulha. As adolescentes estão encantadas com as bonecas”, disse Mirtes.
Informações à Imprensa:Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3636.5453 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br