As adolescentes da Unidade Feminina de Internação do Instituto de Atendimento Sodioeducativo do Espírito Santo (Iases), localizada em Cariacica-Sede, aprenderam a confeccionar bolsas personalizadas utilizando papel microondulado.
A oficina foi ministrara pela instrutora Roseli Rodrigues Sette e faz parte do projeto “Pratique Gentileza”, desenvolvido em todas as unidades do Iases. Além da questão da reciclagem, a oficina também trabalhou o coleguismo, a cordialidade e o afeto. As bolsas foram feitas a partir do reaproveitamento de artigos de papelaria e serão utilizadas para presentear as famílias das adolescentes.
De acordo com a subgerente de pedagogia da UFI, Mirtes Basílio, a oficina cumpriu bem seu objetivo. “Foi um momento de cooperação e desenvolvimento de habilidades manuais. As meninas tiveram que usar a criatividade para o trabalho e o resultado foi muito positivo”, afirmou.
A instrutora do curso, Roseli Rodrigues Sette, trabalhou a combinação de cores e a produção de enfeites para os artigos. “Percebemos que o artesanato faz sucesso entre as socioeducandas. O trabalho com as adolescentes da unidade é muito produtivo e nos trás resultados. As alunas são carinhosas e dedicadas”, contou a instrutora.
Gentileza gera Gentileza
O projeto “Pratique Gentileza” foi inspirado no carioca José Datrino. Em 1961, Datrino abriu mão de seus bens materiais e decidiu se dedicar apenas às atividades espirituais. Quatro anos após a decisão, Datrino já era conhecido como “Profeta Gentileza” e ficou popular por ser o principal conselheiro dos familiares das vítimas do incêndio do circo, Gran Circus Norte-Americano, em Niterói, no Rio de Janeiro, e por difundir a frase “Gentileza gera Gentileza”.
Informações à Imprensa:Assessoria de Comunicação/Iases
(27) 3636.5453
comunicacao@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
Lorenza Rodrigues Grativol
Tel. (27) 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
Gabriela Zorzal
Tel. (27) 9633.3592
Texto: Gabriela Zorzal