Os profissionais do Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), localizado em Tucum, Cariacica, participam nesta segunda (23) e terça-feira (24), de uma capacitação que contará com um ciclo de palestras sobre princípios éticos e trabalho socioeducativo.
A capacitação reunirá aproximadamente 30 profissionais do CSE, dentre eles assistentes sociais, pedagogos, psicólogos, educadores, dentre outros. Serão três semanas de palestras realizadas no auditório do Centro, em Tucum, Cariacica.
Na abertura, às 7 horas desta segunda-feira (23), os profissionais vão participar de uma palestra com o tema: “Princípio e ética no trabalho socioeducativo”, ministrada pelos psicólogos João Paulo Carvalho e Caroline Pimentel.
Nos dias 30 e 31, estará em debate o tema: “Princípios éticos no trabalho: de que forma tenho aplicado esses princípios na minha função?”, que será ministrada pelo psicólogo Marcos Vilaça da Fonseca e pela coordenadora terapêutica Nelly Cecília Pineda.
Já nos dias 06 e 07 de junho o tema abordado será sobre “A essência ao trabalhar em equipe” que será trabalhado pelo terapeuta holístico Fernando Alves e pela coordenadora terapêutica Ruth Jaqueline Meneses. Ao final do ciclo de palestras, previsto para o dia 10 de junho, os profissionais participarão Assembleia Institucional.
De acordo com o coordenador intereducativo do CSE, Tiago Bagne, a capacitação tem como objetivo promover momentos de integração entre os socioeducadores e qualificar o condicionamento do trabalho.
CSE
O CSE é uma unidade do Iases que realiza atendimento a adolescentes em conflito com a lei, em cumprimento de medida socioeducativa de internação, com base no Modelo Pedagógico Contextualizado (MPC), um projeto executado por profissionais da Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), por meio de um contrato de gestão firmado com o Governo do Estado.
O MPC é realizado de forma diferenciada e individualizada, onde os adolescentes conquistam etapas progressivas, seguidas em cada alojamento, com atividades de escolarização, oficinas pedagógicas, esportes e lazer. O modelo tem como objetivo oferecer intervenção integral aos adolescentes em conflito com a lei e com suas famílias, por meio de processos pedagógicos, socioterapêuticos, sistêmicos e reflexivos, que permitam sua reabilitação e readaptação, ampliando também as possibilidades de desenvolvimento social e econômico.
Informações à Imprensa:
Assessoria de comunicação/ Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels: (27) 3636.5453 / (27) 9932. 7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacao@iases.es.gov.br
Texto: Éricka Almeida