Socioeducadores que atuam na Unidade de Internação Metropolitana, em Xuri, Vila Velha, e no Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), localizado em Tucum, Cariacica, ambas do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), iniciaram nesta segunda-feira (19), formações técnicas com o objetivo de integrar as equipes e motivar o trabalho e as boas práticas socioeducativas.
A formação que ocorre na Unidade de Internação Metropolitana, em Xuri, Vila Velha, envolve cerca de 230 servidores, entre técnicos do atendimento socioeducativo, profissionais da área administrativa e agentes socioeducativos.
Os participantes foram divididos em quatro turmas e durante a formação, que será realizada até o próximo dia 30, irão participar de palestras sobre os temas: “Filosofia Institucional”; “Educação para Valores”; “Projeto Pedagógico”; “Direitos Humanos” e “Rotinas de Segurança”. A capacitação também inclui vivências e dinâmicas para que cada profissional entenda melhor a importância e o trabalho do outro. A capacitação será encerrada com uma mesa redonda para discutir a “Socioeducação e o Jovem em Conflito com a Lei”, totalizando uma carga horária de 60 horas.
De acordo com a chefe do Núcleo de Formação do Iases, Aline Bernardes, a capacitação tem como objetivo capacitar os profissionais e promover momentos de reflexão sobre o atendimento socioeducativo.
“Os profissionais que atuam na socioeducação precisam de grande integração e de momentos de troca de informações e experiências. A capacitação atua nesse sentido, melhorando, consequentemente, a qualidade do atendimento dentro da unidade”, afirmou Aline.
Já no Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), em Tucum, Cariacica, a formação iniciada nesta segunda-feira (19) foi denominada de “Cuidar de cuidadores”. Até o dia 05 de fevereiro de 2012, os profissionais irão participar de reuniões, capacitações e grupos terapêuticos destinados a todos os socioeducadores que formam equipes técnicas, de educadores e de segurança.
De acordo com o coordenador intereducativo do CSE, Tiago Bagne, o projeto de formação dos funcionários será realizado durante o período das férias escolares dos adolescentes.
“Adaptamos o projeto às jornadas pedagógicas, visando favorecer algum tempo para os educadores discutirem suas atuações dentro da comunidade socioeducativa. O objetivo é que quando os adolescentes retornem às aulas possamos oferecer o melhor de nós. Os encontros serão importantes para conseguirmos descarregar e compartilhar nossas angústias, ‘reaprender’ as nossas funções, conhecer os nossos companheiros de trabalho e permitir que as boas práticas do trabalho circulem entre toda a comunidade socioeducativa”.
O CSE é uma unidade do Iases que realiza atendimento a adolescentes em conflito com a lei, em cumprimento de medida socioeducativa de internação, com base no Modelo Pedagógico Contextualizado (MPC), aplicado por profissionais da Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), por meio de um contrato de gestão compartilhada. O programa de atendimento tem como objetivo oferecer intervenção integral aos adolescentes em conflito com a lei e com suas famílias, por meio de processos pedagógicos, socioterapêuticos, sistêmicos e reflexivos, que permitam sua reabilitação e readaptação, ampliando também as possibilidades de desenvolvimento social e econômico.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
(27) 3636.5453 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
Gabriela Zorzal
Tel. (27) 3636.5453 / 9633.3592
comunicacao@iases.es.gov.br