O I Seminário Regional Sul do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), está reunindo, nesta sexta-feira (21), em Cachoeiro de Itapemirim, aproximadamente 250 pessoas que atuam na rede socioeducativa da regional. O objetivo é debater e promover reflexões sobre o tema “O impacto do uso de drogas nas medidas socioeducativas”.
O evento foi aberto às 9 horas desta sexta-feira (21) e contou com as presenças da diretora presidente do Iases, Silvana Gallina; do prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Carlos Casteglione; do vice prefeito, Braz Barros; do vice presidente da Câmara de Vereadores de Cachoeiro, Julio Ferrari; da presidente do Conselho sobre Drogas de Cachoeiro, Maria Auxiliadora Casteglione; do representante da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Luis Carlos dos Reis Machado; do promotor de Justiça Paulo Sérgio Moreira Nóbrega; da gerente do escritório Regional Sul do Iases, Cláudia Giuliatti; além de servidores do Iases; socioeducadores; estudantes; socioducandos das Regionais Sul e profissionais interessados no tema.
Na abertura do evento, a diretora presidente do Iases, Silvana Gallina, destacou a importância do debate sobre o tema ligado não só as medidas socioeducativas, mas em todo o âmbito das políticas públicas e do sistema de garantia de direitos.
“Este evento é importante, pois vamos debater como a rede de atendimento que atua na educação, na saúde, na socioeducação e em todo o sistema de garantia de direitos, pode se organizar e se articular para contribuir com propostas positivas para o trabalho de prevenção e erradicação destes problemas. Temos observado um aumento de crianças e adolescentes envolvidos com drogadição não só em relação às medidas socioeducativas, mas em todo o Estado e em todo o Brasil e desejo que, neste evento, possamos debater e conhecer propostas inovadoras e bem sucedidas nesta área voltadas para a juventude”, disse Silvana.
O prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Carlos Casteglione, também destacou a importância do trabalho em rede para as políticas públicas voltadas para as crianças e os adolescentes da regional sul.
“Parabenizo a iniciativa do Iases em debater este tema, pois este evento não é somente uma oportunidade para identificarmos situações, mas também um espaço para organizarmos os trabalhos e as ações envolvendo toda a sociedade. O Iases vem desenvolvendo esta comunicação em rede e junto à sociedade desde o início dos trabalhos na Regional Sul, mas este não é um assunto a ser desenvolvido apenas dentro das Unidades. Esse é um tema que deve envolver as famílias e as comunidades no sentido de trabalhar a prevenção”, disse o prefeito.
Além da participação das autoridades, a programação do evento inclui, até às 17 horas, a realização de palestras e grupos de trabalho que abordam temas como: “Os principais desafios do consumo de drogas ilícitas na vida dos adolescentes e jovens” e “O desafio do acesso ao direito à saúde: o que a sociedade pode fazer?”. Os trabalhos estão sendo ministrados pelos palestrantes e convidados como: o professor e vice-presidente da Câmara de Vereadores de Cachoeiro de Itapemirim, Leonardo Pacheco Pontes; a secretária municipal de Assistência Social, Trabalho e Cidadania de Colatina, Maria Júlia Rosa Chaves Deptulski; o enfermeiro do Hospital dos Ferroviários de Vila Velha, Lourenzo Ayres Tatagiba Gonçalves; o promotor da Vara da Infância e da Juventude de Cachoeiro de Itapemirim, Paulo Sérgio Moreira Nóbrega, da promotora de justiça da 2° Promotoria Cível de Cachoeiro de Itapemirim, Ana Carolina Lage Serra, e de duas representantes do Centro de Prevenção e Tratamento ao Toxicômano de Vitória (CPTT), a assistente social Maria das Graças Seabra de Melo e a psicóloga Marta Jorge Fernandes. A mediação será feita pela responsável pelo Núcleo de Saúde do Iases, Susana Fantin Nunes.
Os adolescentes das Regionais Sul do Iases acompanhados de professores e socioeducadores, também estão participando do seminário com apresentações culturais e teatrais que abordam reflexões sobre o tema.
O seminário é uma realização do Escritório Regional Sul do Iases e conta com o apoio da Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, a Câmara Municipal, o Ministério Público Estadual, a Secretaria Nacional de Direitos Humanos e do Centro Universitário São Camilo.
Também apoioam o evento: Padaria Top panificadora; Restaurante Tudo Caseiro; Café Campeão; Oficina de Talentos do CREAS de Cachoeiro de Itapemirim; Câmara Municipal de Cachoeiro; Imobiliária Multiimóveis; Vital tecno; Cooperativa de Laticínios Selita; Cola Veículos; Pafil Parafusos; Ultragaz; Floricultura Florisbela; Vangramar Granitos e Mármores.
Informações à Imprensa:Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tel. (27) 3636.5453 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
Gabriela Zorzal
Tel. (27) 9633.3592
comunicacao@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br