26/09/2013 07h21 - Atualizado em 01/07/2016 11h25

Representantes do Ministério Público da Bahia conhecem Unidade do Iases

Dois representantes do Ministério Público da Bahia (MP-BA) estiveram no Espírito Santo nesta quarta-feira (25) para conhecer o Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito a Lei (CSE), considerado referência para vários Estados. Durante toda a manhã e parte da tarde, o promotor de Justiça Evandro Luiz Santos de Jesus e a assistente social Alessandra Mehmeri, ambos da área da Infância e Juventude, visitaram as instalações físicas e áreas de oficinas e cursos profissionalizantes da Unidade.

A visita foi guiada por dois jovens em processo de ressocialização e contou ainda com a presença do diretor-presidente do Iases, Lindomar José Gomes, do gerente da Unidade, Rodrigo Trindade e do promotor Adenildo Antônio Luchi, da Vara da Infância de Vitória.

O MPBA tem percorrido diversos Estados da Federação em busca de experiências que deram certo e proporcionaram mudança significativa no cumprimento do que estabelece o Estatuto da Criança e do Adolescente (Ecriad), e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase). Segundo Evandro Santos, a intenção é leva-las como sugestões a serem estudadas na Bahia.

“Viemos conhecer o trabalho que é realizado visando o cumprimento de medidas socioeducativas de internação, tanto a parte da estrutura quanto a proposta pedagógica. E para nós o Espírito Santo é referência na prestação desse serviço e, como estamos visitando espaços que abrigam adolescentes em todo o Brasil, viemos aqui em busca de experiências positivas”, explicou.

Atualmente, todos os socioeducandos do CSE estudam regularmente na parte da manhã e participam de cursos no período da tarde, entre eles, estão os de confeitaria, cozinha, padaria, mecânica elétrica, artesanato, e pintura. Com autorização judicial, há jovens que saem para trabalhar ou realizar atividades fora da Unidade.

“Vimos aqui que é possível aliar socioeducação com preservação dos direitos humanos, sem repressão e sim na busca pela mudança desses meninos, com uma proposta interessante de atendimento a eles. Percebemos que isso tem sido positivo e saímos satisfeitos com a evolução que vimos no Espírito Santo”, concluiu Santos.

CSE

Localizado em Tucum, Cariacica, o Centro Socioeducativo (CSE) é uma unidade de internação de adolescentes em conflito com a lei, segue o modelo de construção de Unidades regionalizadas com proposta pedagógica orientada a partir do que preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente, com a intenção de conferir eficácia e efetividade no cumprimento da missão delegada ao IASES – Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo, órgão responsável pelo planejamento e execução dos programas socioeducativos no Estado.

O objetivo do Centro Socioeducativo de Cariacica é oferecer intervenção integral aos adolescentes e suas famílias, por meio de processos pedagógicos, sócio-terapêuticos, sistêmicos, reflexivos, eficazes na abordagem de sua problemática e que permitam a movimentação dos adolescentes, suas famílias e entorno social para afiançar suas metas de projeto de vida e, assim, serem os protagonistas em sua própria história.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Max Torezani
Tel: (27)3636.5484/9932.7739
E-mail: max.torezani@gmail.com
comunicacaoiases@yahoo.com.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard