O I Seminário Regional Sul do Iases, que vai discutir o tema ‘O Impacto do Uso de Drogas nas Medidas Socioeducativas’, será realizado nesta sexta-feira (21), das 08 às 17 horas, no auditório do Centro Universitário São Camilo, no bairro Paraíso, em Cachoeiro de Itapemirim. O evento promete ser um momento de reflexão e debate sobre o impacto do consumo indevido de drogas na vida de adolescentes e jovens.
O foco é trabalhar a conscientização em vista do aumento do índice da violência acarretado pelo uso dessas substâncias.
O seminário já conta com mais de 150 inscritos. Entre os participantes estão autoridades, profissionais da área da educação e da socioeducação, representantes do poder público, de empresas privadas e da comunidade local. Famílias dos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas nas unidades da regional também estarão do encontro.
Os interessados em participar ainda podem se inscrever gratuitamente pelo e-mail eventosul@iases.es.gov.br, até as 15 horas. Havendo vaga disponível, novas inscrições poderão ser feitas no local, antes da abertura do seminário.
Além das palestras e debates, a programação do seminário vai contar com apresentações culturais, preparadas pelos socioeducandos das Unidades Regionais Sul e exposição de artesanatos produzidos na Oficina de Talentos do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), que inclui adolescentes que cumprem medidas socioeducativas em meio aberto.
A programação do evento conta com dois painéis principais que abordarão os temas: “Os principais desafios do consumo de drogas ilícitas na vida dos adolescentes e jovens” e “O desafio do acesso ao direito à saúde: o que a sociedade pode fazer?”.
O primeiro tema será debatido pelo professor e vice-presidente da Câmara de Vereadores de Cachoeiro de Itapemirim, Leonardo Pacheco Pontes, pela secretária municipal de Assistência Social, Trabalho e Cidadania de Colatina, Maria Júlia Rosa Chaves Deptulski, e pelo enfermeiro do Hospital dos Ferroviários de Vila Velha, Lourenzo Ayres Tatagiba Gonçalves. A mediação do debate será feita pela diretora presidente do Iases, Silvana Gallina.
Já o segundo painel contará com a presença do promotor da Vara da Infância e da Juventude de Cachoeiro de Itapemirim, Paulo Sérgio Moreira Nóbrega, da promotora de justiça da 2° Promotoria Cível de Cachoeiro de Itapemirim, Ana Carolina Lage Serra, e de duas representantes do Centro de Prevenção e Tratamento ao Toxicômano de Vitória (CPTT), a assistente social Maria das Graças Seabra de Melo e a psicóloga Marta Jorge Fernandes. A mediação será feita pelo assessor jurídico do Iases, André Luiz da Silva Lima.
O seminário é uma realização do Escritório Regional Sul do Iases e conta com o apoio da Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, a Câmara Municipal, o Ministério Público Estadual, a Secretaria Nacional de Direitos Humanos e o Sindicado da Indústria de Panificação do Espírito Santo (Sindipães), além do Centro Universitário São Camilo.
Confira a programação do seminário:
- 8 horas – Credenciamento
- 9 horas – Abertura
- 9h30 – Apresentação Cultural
- 10 horas – 1º Painel: “Os principais desafios do consumo de drogas ilícitas na vida dos adolescentes e jovens” – Leonardo Pacheco Pontes (Professor especializado em História do Brasil e Vice-Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Cachoeiro de Itapemirim), Maria Júlia Rosa Chaves Deptulski (secretária municipal de Assistência Social, Trabalho e Cidadania de Colatina) e Lourenzo Ayres Tatagiba Gonçalves (enfermeiro do Hospital dos Ferroviários de Vila Velha e membro da equipe da Unidade de Tratamento à Criança e ao Adolescente).
- Mediadora: Silvana Gallina: Diretora Presidente do Iases
- 12 horas - Almoço
- 13 horas – Retorno das Atividades
- 13h10 – Apresentação Cultural
- 13h20 - 2º Painel: “O desafio do acesso ao direito à saúde: o que a sociedade pode fazer?” - Paulo Sérgio Moreira Nóbrega (promotor da Vara da Infância e da Juventude de Cachoeiro de Itapemirim), Ana Carolina Lage Serra (promotora de justiça da 2° Promotoria Cível de Cachoeiro de Itapemirim), Maria das Graças Seabra de Melo (assistente social do Centro de Prevenção e Tratamento ao Tóxicomano de Vitória - CPTT) e Marta Jorge Fernandes (psicóloga do CPTT)
- Mediador: André Luiz da Silva Lima: Assessor jurídico do Iases.
- 14h20 – Debate
- 15h20 – Apresentação de pesquisa sobre drogas do Núcleo de Saúde do Iases.
- 15h50 – Depoimento de ex-interno da Unidade de Internação Socioeducativa (Unis).
- 17 horas - Encerramento
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
(27) 3636.5453
comunicacao@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
Lorenza Rodrigues Grativol
Tel. (27) 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
Gabriela Zorzal
Tel. (27) 9633.3592
Texto: Gabriela Zorzal